Acreditamos que a Realização, ou Iluminação, seja algo sobrenatural ou uma experiência mística. Temos que nos tornar capazes de ver a simplicidade da Autorrealização. Não é algo esotérico, não é uma experiência mística e nem é uma coisa sobrenatural.
Pelo caminho esotérico, espiritual ou místico, você pode se tornar uma pessoa exemplar, de grande espiritualidade, muito avançada, mas Realização não tem nada a ver com avanço espiritual; é algo completamente natural. Então, esses encontros que temos não são para torná-lo diferente do que você é. Você não vai se tornar mais virtuoso, mais humilde, mais bondoso. Não se trata de se tornar alguma coisa, de ser alguém melhor, de evoluir.
Vocês acreditam que existe um número infinito de existências, que vocês vêm e vão, nascem, morrem e evoluem. Isso é uma crença: uma pessoa dentro de um processo de evolução. Assim, vocês se veem necessitados de muita melhoria, de muita reforma, muita mudança, na mente, no coração, para chegarem a esse “status“, a essa posição de “seres espiritualizados”, de “seres evoluídos”. São somente ideias, crenças que estão muito enraizadas na maioria de vocês.
Na realidade, tudo o que você precisa é conhecer a Verdade sobre Si mesmo, e isso é possível nesse Silêncio, na Verdade da Meditação. A Meditação é a chave! O mundo inteiro se dissolve diante dessa Realidade chamada “Meditação”. Seu mundo inteiro se dissolve em Nada, e eu chamo isso de “Meditação”. Não se trata de alcançar alguma coisa, mas de descobrir que tudo já está aqui, neste instante. Nada a ganhar… A Verdade está sempre presente, aqui e agora, mas o problema é que você acredita que tem que chegar a algum lugar, que a Realização é alguma coisa para se obter, para se alcançar, para ganhar.
Você vai alcançar alguma coisa ou vai desistir? Você vai alcançar a Verdade ou vai descobrir que Ela está aqui, agora, nesse Silêncio, nesse Espaço, que é pura Consciência? Consciência é Onipresença. Não é algo definível, é algo presente em tudo, a única Realidade. Essa Consciência é a Verdade do seu Ser. É sempre a Verdade do seu Ser aqui, agora, e em toda parte… Esse é o Real Você!
Ao ver uma miragem, você corre em direção a ela para matar sua sede. Essa é a ilusão. Quando a ideia ilusória que você tem sobre si mesmo, com toda essa associação de imagens, desaparece, há a revelação de que Você é Consciência, essa Suprema Realidade. Então, você pode ver que todos os pensamentos e imagens que faz sobre si mesmo são ilusórios, porque agora sabe quem ou o que Você É.