Abordagem Ensino Upadesa

do Mestre

Você é o Divino, é a Consciência, é Deus, é a Verdade, é esse Radiante e Indescritível Sol, essa Indescritível e Radiante Luz. São apenas as nuvens da ignorância que aparecem e cobrem o Sol. Quando isso acontece, você acredita que é uma “pessoa”, um “ser humano”, e fica assustado.

Marcos Gualberto

उपदेश

A Upadesa,  ou  “ensino” de um Iluminado não se compara ao de um professor, pois aponta para um estado além da mente e, portanto, das palavras. De mais a mais, na visão do Sábio, o mundo da “pessoa” é apenas uma ilusão sobreposta ao Ser. Logo, não se espera que esse ensino tenha muita lógica, do ponto de vista da mente. Apesar disso, é possível observar nas falas do Mestre as respostas para algumas questões recorrentes, que nasceram da própria experiência de Marcos Gualberto durante seu caminho com seu Guru até o Despertar…

Rendição

06/2016Online

Eu posso lhe garantir que há um momento em que você percebe, claramente, pela investigação, que está andando em círculos. Esse momento pode ser encarado, a princípio, como desesperador. Mas, na verdade, essa é a sua grande oportunidade de desistir, de parar com esse esforço. Esse esforço é essa ilusão tentando se livrar da ilusão, é o “eu” tentando se livrar do “eu”, é a mente tentando se…

04/2020Online

As pessoas escrevem para mim: “Faz de mim um grande devoto!”. É uma coisa que aborrece muito a Deus, encontrar “grandes devotos”. As religiões estão cheias de “grandes devotos”, que até disputam para ver quem será o maior entre eles! Deus não quer que você seja um grande devoto, mas que seja honesto consigo mesmo, que olhe a vida dentro de uma visão inteligente…

08/2018Online

Então, o discípulo é o devoto, o devoto é o discípulo, quando está em uma rendição, em uma entrega, num trabalho real em si mesmo. Seu trabalho é ir além dessa contração, dessa falsa identidade, desse falso “eu”. O sinal real dessa Orientação é que uma transformação significativa começa a acontecer. Isso é paradoxal, porque não é algo para você sentir diretamente ou…

10/2016Online

Portanto, nosso convite em Satsang é: desista da sua vida pessoal! Abandone o sentido da “pessoa”, que é o sentido do controle dessa identidade presente e da ilusão da separação. Essa é a rendição ao Guru, à Consciência, à Presença… Essa é a rendição ao seu próprio Ser, à sua própria Natureza Verdadeira, que é esse Silêncio, essa Liberdade! Esse é o sentido real do Satsang…

06/2016Online

Pergunta: O que é render-se? Mestre: Render-se significa desistir de si mesma, de si própria, desse sentido de alguém, dessa história de alguém. Render-se significa assumir Aquilo que você É, abandonando completamente essa ilusão dessa crença acerca de quem você é. Isso é um trabalho possível em Satsang, diante de um Mestre vivo. Um Mestre vivo é aquele que corta…
07/2015São Paulo

Essa estrutura de ser “alguém” está montada no poder, naquilo que lhe confere poder. Então, tudo na sua vida que lhe confere poder, o poder de ser “alguém”, diante de um Mestre vivo tem que cair. Por isso, o que eu tenho para lhe entregar não tem preço, mas o que você tem que me entregar tem que ter um preço. Se não estiver disposto a fazer isso, essa estrutura de poder se mantém, o ego…

01/2017São Paulo

Eu nunca tive interesse em conhecer os aspectos teóricos e teológicos desse assunto. Nunca havia lido ou ouvido falar sobre isso, o que se mostrou de grande valor para mim, porque eu fui sempre pego de surpresa dentro desse processo, desse trabalho do Despertar, e foi assim até o final. O caminho mais direto para realizar isso é a completa confiança no Guru, é a maturidade de lidar com Deus…

11/2017Online

Após cinco minutos de fala, diante de um cérebro bom, de uma pessoa relativamente equilibrada psicologicamente, a compreensão de tudo isso acontece. Então, a compreensão da necessidade dessa entrega é algo muito simples. Porém, essa entrega em si, em razão de hábitos muito arraigados, desse modelo muito bem estruturado, ao longo de milhares e milhares de anos…

12/2016Online

Enquanto você estiver no controle, vai lhe faltar dinheiro. Enquanto você estiver no controle, vai lhe faltar amor, paz, liberdade; vai lhe faltar aquilo que é básico, porque o seu ego está no controle. Você precisa render o ego! Eu vejo muita resistência em você, muitas questões, muitas respostas prontas, muitas opiniões, muitos conceitos, muita confiança, muita crença. Você está o tempo todo pensando…

Você é Deus

12/2014Online

Nós achamos algo muito normal, natural, nos considerarmos como pessoas. Você na verdade é esta Presença divina. Nós achamos uma blasfêmia ouvir isto, porque fomos educados e condicionados a pensar assim: que Deus é divino; que nós somos pessoas…

12/2012Rio de Janeiro
A gente acredita que o mundo é uma coisa evidente. A gente não tem esta ideia de que o mundo é uma coisa evidente? Eu quero dizer a vocês que ele não é evidente. Só é evidente Aquilo no qual o mundo aparece. Você não pode provar a existência do mundo para mim, nem para você mesmo, separado Daquilo…
07/2015Rio de Janeiro

Você é o princípio e o fim. É o meio também. Você é o alfa e o ômega, a primeira e a última letra do alfabeto grego. Você é antes do princípio e depois do fim. Você é Brahma, e é também Parabrahma. Você é Deus, e é além de Deus. A natureza da Realidade e a Presença presente neste espaço. Nenhuma aparição…

05/2016Online

Sua Natureza Real é Amor, é Paz, é Verdade, é Silêncio, é Consciência, é Deus. Isso não é conceitual, não é verbal e não é uma crença. O momento para você é o de abandonar todas as crenças, todos os conceitos e teorias sobre isso. O convite a Satsang presencial é o convite a um trabalho real…

05/2020Online

Nosso trabalho, aqui, é descobrir a beleza disso. Na Índia, eles chamam de “poder de Maya” o que faz esse mundo aparecer. Esse poder de Maya é a ilusão da ignorância. Não há nenhuma ignorância, como não há nenhum conhecimento. A Realidade transcende o conhecimento e a ignorância, mas…

“Você é Deus
e só há Ele”

Fique quieto

11/2016Online

Os sábios chamam isso de “ficar quieto”. O pensamento, o sentimento e a sensação vêm e você fica quieto, aí eles vão embora; vem uma história, você fica quieto e ela vai embora; uma outra história surge, você fica quieto e ela vai embora. Na razão em que você fica quieto e olha para Aquilo que olha, seu estado natural aflora e, assim, o seu olhar muda…
08/2015Ceará

Sobre essa pergunta aí, a resposta é essa: fique quieto e faça a coisa mais importante! E a coisa mais importante é a próxima. Mantenha-se quieto e continue fazendo a coisa mais importante. Quieto, e dê o próximo passo. Quieto, e fale a próxima palavra. O próximo pensamento é o mais importante. Fique quieto! Não em uma sequência…

01/2014Online

P: Como então ficar quieto, aquietar a mente?
M: Você não pode. Isso não é trabalho seu. Todo o trabalho do Despertar é dessa Presença, dessa Graça, dessa Consciência, que é o que temos em Satsang. Não há como aquietar a mente. Quem aquietaria? Que mente pode ser aquietada?
P: Então como ele nos dá essa Graça?
M: Ele não…

“Apenas fique quieto”

Venha a Satsang

10/2014Online

Pergunta: Como encerrar com todas as perguntas da mente?
Mestre: Venha ao Satsang; aqui está o segredo desta realização de Marcos Gualberto. Satsang é o grande segredo. É aqui que a Graça pode trabalhar com o seu mecanismo.
Pergunta: Poderia falar sobre o campo de Presença que ocorre no Satsang presencial?
Mestre: É este campo de Presença em Satsang presencial que esmaga esse sentido de separação e arrogância…

04/2015Online

É esse o instante do milagre; o milagre de perceber que tudo é uma grande ilusão! A ilusão de ser alguém, a ilusão de ter vindo, bem como a ilusão de receber, de conseguir, de obter, de ganhar e de experimentar algo em Satsang. Então, essas perguntas “o que vamos fazer?”, “o que é o Satsang?”, e todas relativas a isso, só têm uma resposta: venha ao Satsang, e logo você descobre que “você mesmo” não está presente. Isso é Satsang…

02/2014online

Pergunta: Já li de uns 8 a 9 acordados a mesma ladainha: o “eu” não é real, é uma ilusão, mas e daí? De que me serve entender e compreender isso? Mestre: É exatamente isso. Isso não serve para nada. É só mais uma crença. Ler o que os acordados dizem ou disseram, ouvir o que eles dizem ou disseram, nada disso funciona. O que funciona é essa entrega a essa Presença. O que funciona é a ação dessa Graça, é estar diante desta Graça, a Graça em forma. O mestre em forma…

05/2019Online

Esse é o meu trabalho com você, em Satsang: mostrar-lhe o seu Estado Natural de Meditação. Esse é o único acesso que você tem a Si mesmo, a única porta dessa Casa que é Você. Essa é uma porta que se abre aí dentro, dando-lhe acesso a Si mesmo. Essa fala aqui não é o trabalho, em si, porque ele acontece quando você está presente comigo, em Satsang, e, somente então tudo isso que você está ouvindo aqui faz todo o sentido; é quando você pode acessar a Si mesmo e entrar por essa porta, nesse Silêncio, diante dessa Presença, dessa Graça, desse Poder…

05/2014Online

Por que estamos sempre lhe aconselhando a vir ao Satsang? É que aqui há de fato um perfume daquilo que estamos falando, não é só uma fala sendo ouvida, há algo que acontece nessa proximidade que lhe favorece essa desistência, desse separar como este experimentador da experiência, é quando esse “enxergar” sem separação acontece. Seu estado natural é simples depois que ele assenta, é preciso uma harmonização do corpo-mente a essa presença, a essa Consciência para que isso seja bem natural, sem qualquer esforço, sem qualquer trabalho. A princípio esse “exercício”…

01/2018Online

Então, quando você vem parar nesse espaço chamado Satsang, é hora de acordar. Agora você compreende qual o significado da palavra “acordar”. Acordar, aqui, significa ver este jogo — não intelectualmente, mas diretamente; ver que não tem alguém presente aqui e agora. A Vida é um acontecimento sem alguém. Chega um momento em que tudo está acontecendo, mas sem a ilusão de um experimentador; isso é Iluminação! Tudo fica definitivamente assentado como Realidade, como Verdade, e você é Paz, Amor, Liberdade e Felicidade.

“Estar em Satsang é a chave”

No ego, tudo o que a “pessoa” conhece, em sua ignorância, é a sua própria vida pessoal, centrada naquilo que o pensamento dita e valoriza. Mas, quando você volta e investiga a Verdade sobre si mesmo, a mente está de volta ao Coração, que sempre está aí, assim como o sol sempre está brilhando e nunca deixa de estar lá. Mas essas nuvens são como os pensamentos e todas as projeções do pensamento, cobrindo a Realidade, cobrindo esse sol. Todas as tribulações, todos os problemas, todo tipo de estupidez em nossas vidas, tudo isso está nesse movimento do pensamento, nessas “nuvens” cobrindo, ocultando essa Realidade.

Marcos Gualberto

Relacionamentos

ESCRITO PELA SANGHA

Marcos Gualberto conheceu seu Guru, Ramana Maharshi, quando tinha 24 anos. Ele já era casado e tinha uma filha. Com a maturidade que tinha, e mediante a guiança de seu Mestre, Marcos Gualberto logo notou que a família não era um problema, mas sim sua relação, sua vinculação e dependência psicológica ao que a família proporcionava.

03/2016Ceará

Ramana dizia: “É mais fácil um pai de família realizar a Verdade do que um Sannyasin, do que um renunciante.” O renunciante carrega a ideia de que renunciou, ao mundo, enquanto o mundo está dentro dele. A mente dele carrega a ideia de ter deixado o mundo, e um pai de família não carrega essa ideia. Tudo que o pai de família tem que fazer é…

06/2015Online

A única coisa que realmente importa é perder essa ilusão de estar no controle, de ser “alguém” aí. Livre-se da ilusão de ser “alguém”, que a vida continua, o corpo continua, a família continua; tudo continua, mas a ilusão de “ter tudo isso” termina. A ilusão de ser “alguém”, nisto tudo, termina, porque não há mais “ego”, não há mais “eu” ou “mim”. Ok? Sua única obrigação…

12/2017Paraíba

Somente há Felicidade quando não há, absolutamente, nenhum sofrimento e não há sofrimento somente quando você está, absolutamente, só. Estar só não é estar sem o outro, sem o mundo, não é estar sem família, sem filhos, sem relacionamentos com pessoas, como o padeiro, o jardineiro, o namorado. Estar só significa permanecer…

05/2017Online

A pergunta que surge é: “Como eu continuo indo para o trabalho, ganhando dinheiro, pagando as contas, cuidando de filhos e família?” A resposta a essa pergunta é: Não tem “você”! Esse é o movimento da Vida! Isso acontece muito bem sem “você” – sem a ansiedade, a expectativa, o desejo e, naturalmente, sem o medo. Dê a si mesmo total Liberdade!…

04/2016Ceará
As relações sempre serão importantes, mas os relacionamentos nunca. Importância zero! Relações são aquelas que você tem com o padeiro, com o motorista de táxi; é o que você tem com o filho quando você não é um jogo na mão dele. Quando ele manipula você, não é relação, é relacionamento. Então, relação sempre acontecerá. A vida é pura relação, a vida está em relação…

05/2017Online

Você tem feito de tudo para abafar essa dor, para fazê-la desaparecer, mas isso jamais dará certo. Não adianta se casar, conseguir um marido, uma esposa, filhos, uma casa bonita, porque nenhuma realização externa pode colocar fim a essa “dor no Coração”. Somente Deus pode fazer isso! Por isso, alguns chamam essa Realização de “sua Verdadeira Natureza”…

05/2020Online

Jesus costumava dizer: “Não se ocupem com o que vocês irão viver amanhã, com o que irão comer, ou vestir, ou para onde irão”. Por que ele dizia isso? Você acha que a minha insistência é muito forte quanto à necessidade de você sair dessa história, dessa imagem, desse personagem de marido, filho, esposa, mãe, e acha que isso é muito difícil, que ouvir isso é muito duro…

A natureza do ego

01/2014Online

É evidente que a sensação da mente é a sensação da criação de sua própria realidade, mas essa realidade é a realidade do sonho. É a realidade de uma pseudo identidade dentro dessa coisa. Isso também ainda é o sonho. Esse sonho, ele tem a realidade que a mente produz, que o pensamento produz. Essa realidade que o pensamento produz, que …

09/2020Online
Essa centralização de uma entidade é um trabalho da ilusão. A falsa identidade se centraliza em um universo que ela mesma fabrica. O ego se instala no centro desse universo imaginário, separado de tudo e escravizado pelo tempo – ele cria o tempo e constrói uma história. Esse é o seu condicionamento: mágoas, ressentimentos, rancores, frustrações, desesperança… O lado positivo também: entusiasmo, animação, esperança… Essa personalidade…
12/2014São Paulo
Você não mata o ego. O ego é uma ilusão. Se você para de alimentar a ideia de um ego presente, os pensamentos desaparecem. Você não pode matar o ego, mas pode sustentar a vida de um ego, sustentando pensamentos – pensamentos como esses ou como aqueles. Estou dando a chave para você viver sem ego. Agora, você tem que usar essa chave. Quanto mais você a usa, mais fácil fica para ela entrar na fechadura; ela amacia. Cada vez…
02/2015São Paulo
Eu vejo frases como essas: “eu não suporto esse ego”; “eu odeio esse ego”; “a mente está jogando sujo comigo”. O ego não é seu inimigo. O ego é a ilusão de que você tem um inimigo. “A mente está aprontando comigo…” Não é verdade. É tão curioso esse truque, porque você culpa a mente, o ego, de alguma coisa. Você não percebe que isso é o próprio ego se separando. Você não tem um inimigo. Não há nada acontecendo na sua vida sendo provocado pelo ego. Tudo, absolutamente tudo…

12/2013Online

A verdade é que esse ego, esse “mim”, esse “eu”, esse sentido de identidade separada é uma ilusão. É uma ilusão, no entanto, presente. Sem uma investigação, sem um trabalho de investigação, ficamos apenas no conceito de ilusão. Na investigação direta, no trabalho, ficamos na constatação direta na verdade da ilusão. Não existe nenhum mim, nenhum ego, nenhuma pessoa, não existe nenhum sentido de separatividade…

02/2014Online

P – A autoinvestigação é o melhor meio de derrubar o ego? Como posso fazê-la? M – Você não pode derrubar o ego. Não há nenhum ego para ser derrubado. A ideia de derrubar o ego ainda é do ego – desse ego que não é real, mas que se apresenta real tentando fazer alguma coisa, como essa coisa da autoinvestigação, como essa coisa de derrubar o ego. Esse trabalho de autoinvestigação não é seu, é um trabalho da Presença, é um trabalho da Graça, é um trabalho de Satsang. Não há qualquer esforço…
11/2019Áustria
Se você observar bem, o ego é um feixe, um conjunto de manias, medos, escolhas, fantasias, imaginações. Esse é o sentido do “eu”. Toda nossa cultura é montada dentro dessa estrutura. Você não fica sozinho para observar essa dor, tem sempre um jeitinho para escapar disso, para não olhar para isso. No entanto, esse ego é uma estrutura falsa, uma mentira. Essa dor psicológica, emocional, não é como a dor física, que é neural; ela é imaginária! E quanto mais você foge…
09/2020Online
A minha proposta é o Estado livre do ego, a Vida com o pleno direito de Ser, sem essa vaidade, presunção e arrogância da mente, que é resistência. Você entrega essa resistência quando entrega seu ego. Não há ego sem resistência e não há resistência sem ego. O que a gente chama de “ego” é só uma suposta entidade, brigando ou resistindo à Vida como Ela se mostra, como Ela é. Então, o final dessa resistência é o final da ilusão dessa entidade; quando acontece o…
12/2017Online

No centro mais profundo do seu Ser, está a Felicidade. Esse trabalho, em Satsang, se propõe a levar você além do ego e sua imaginação; além de todas as coisas bonitas consideradas importantes pelo ego, como o imaginário amor, a imaginária gratidão, a imaginária bondade, a imaginária liberdade, a imaginária felicidade… Você está cheio de crenças, imaginações, acerca do que é o Amor, a Felicidade, a Verdade, a Paz… Tudo fantasia…

“O ego ama o sofrimento”

"Espiritualizar-se"

07/2019Online

Toda a busca, todos os métodos e práticas que vocês aprenderam, tudo que andaram fazendo, até hoje, nessa procura da espiritualidade, ainda fazem parte dessa ilusão. Você é o Senhor, o jogo é seu! Quando eu digo que o jogo é seu, estou dizendo que você está além do jogo. Mas, você está confiando demais nele, está tentando mudar, alterar, consertar, aperfeiçoar, através dessa busca pela espiritualidade…

01/2018Online

Nada pode torná-lo mais Você do que Você já é, porque Isso não requer qualificações. Você não precisa se assentar na postura de lótus, visualizando uma luz azul, e respirar de uma forma diferente, nem cantar o Om; não precisa imaginar um fogo subindo pela coluna, nem precisa de cerimônias, dietas, de uma determinada conduta sexual. Tudo isso foi criado pela espiritualidade, nessa presunção básica de que existe alguém capaz de…

06/2016Online

Essa incansável procura através de práticas espirituais, assim como leituras dos livros e estudos da espiritualidade, só o afasta ainda mais dessa Verdade – da Verdade de sua Natureza Essencial, de sua Natureza Real. As práticas espirituais, o estudo da espiritualidade, a busca da espiritualidade tem muitas ramificações. Existem buscas, práticas e leituras para todos os gostos. Isso vai de doutrinas religiosas até o estudo da Advaita

07/2017São Paulo

Deus não é espiritual. Deus é Natural! Deus é a natureza da manifestação, que é somente uma expressão brincalhona de sua Presença e Graça. Ele não faz isso para se exibir, tentando chamar atenção para Si, dizendo “me adorem, sejam espirituais para me conhecer”… Ele não faz isso! Foi a mente que construiu isso; os sacerdotes, os padres, os gurus construíram isso. A Realidade é a natureza do Ser,  é o que há de mais oculto, secreto…

11/2016Online

Havia uma moça que vivia numa casa de prostituição e, quando ela abria a sua janela pela manhã, sempre via um pregador do outro lado da rua. Todos os dias ele estava lá. Ele ficava em frente ao mercado falando das virtudes de Deus e dos pecados humanos, apontando para aquela casa. Aquele pregador condenava todos os pecados. Era um homem que se considerava muito justo, muito puro, muito santo. Então, aquela moça começou a ouvir com…

07/2017Ceará

Nesses encontros, uma das muitas “gaiolinhas” preciosas, bastante decoradas, que vocês carregam é a religiosidade, ou a espiritualidade. Parece que esse é o meu maior problema com vocês… ou melhor, é o maior problema de vocês comigo. Vocês têm que deixar isso também. Deus é a realidade do seu Ser, não é uma doutrina, não é um modelo de crença ou o resultado de muitos anos de práticas espiritualistas, nem algo que…

É ainda um amanhecer e o sol está começando a despontar, a brilhar no horizonte, mas a lua está lá e as nuvens também, e o sol começa a brilhar e se espalhar pela Terra. O sol vai subindo, e a lua, que estava tão brilhante, começa a ficar pálida… vai empalidecendo, empalidecendo… Então, você olha e diz: Cadê? O brilho do sol é tão grande que a lua desaparece, mas ela está lá e já não faz mais nenhuma diferença. O Estado Natural é algo semelhante a isso, a mente está presente, todas as funções mentais estão presentes, mas, como o “Sol” está brilhando, ela já não tem importância.

Marcos Gualberto

Busca por felicidade

Satsang – desfrutando de conquistas e realizações.

Uma coisa é acontecer esse movimento para uma conquista, para um determinada realização. Se, por exemplo, você quer aprender a tocar um instrumento. É necessário haver um movimento de conquista, um movimento de realização, mas se esse movimento é para um autopreenchimento pessoal, dentro de uma gratificação de pura vaidade, então estamos diante do desejo…

08/2020Online

Você, como um “sujeito”, preso a essa visão da mente, nunca se vê completo, nunca se vê realmente satisfeito. Há uma constante insatisfação. Nenhuma experiência é completa para o “sujeito”. A experiência, em si, nunca é o problema; o problema é a presença ilusória de um “sujeito” na procura por um objeto. Levem isso para diversas áreas aí da sua vida. Essa observação…

08/2016Online

Você está aqui para Deus, e não para trabalhar. Você está aqui para realizar Deus, e não para viver transando o tempo todo, comendo o tempo todo. A mente tem isso: ela busca refúgio, ela busca a sua continuidade… essa constante busca de realização, de satisfação, de prazer, e quando você faz isso, se confunde com a mente. Aí, você se torna um escravo – um escravo do prazer da comida…

11/2016Online

Felicidade é o fim do sofrimento, mas, na verdade, a busca da felicidade e sofrimento são sinônimos. A própria busca da felicidade alimenta e sustenta o sofrimento, porque um outro nome para a busca é “alguém” na procura. “Alguém” na procura é a pessoa, que é a entidade que sofre. A entidade que sofre, que é a pessoa na busca, significa sofrimento. Então, o sofrimento busca se livrar…

09/2016Índia

Há uma inquietude em todos, que só termina quando essa Realização se assenta. Essa procura pelo Divino, essa busca por Deus, é uma coisa paradoxal. Todos têm um movimento de busca, mas alguns estão buscando Isso no prazer, em toda forma de realização pessoal: no dinheiro, no conforto material, no sexo e tudo o mais que vocês conhecem. Porém, tudo isso ainda é uma busca por Deus, é uma busca…

Como a ilusão de um
falso “eu” é sustentada?

O pensamento, para se sustentar, ele tem um mecanismo muito forte, bastante presente. Isso está surgindo o tempo todo: é a busca de sensações. Então, a ideia que o pensamento sustenta é a ideia de que o sujeito é real e que o seu mundo é real. Assim, a ilusão é a ilusão de alguém tendo experiências, desfrutanto de experiências. Algumas são boas e outras são ruins. Então, você acredita que é alguém, que é uma…

Um esforço é necessário

06/2018Online

Realização é algo que não se faz, é algo que acontece. O “fazer” sempre pressupõe esforço pessoal. Isso é paradoxal, porque você precisa de uma grande determinação, mas não de esforço, de vontade pessoal. Se não houver essa determinação interna voltada para Isso, de uma forma muito real, muito intensa, essa Realização jamais acontecerá. Também, não acontece…

05/2019Online

Então, o seu esforço não é para realizar o que Você é; é para descobrir o que Você não é. Você não é o medo, não é o desejo, não é a pessoa que acredita ser. Assim, um esforço é necessário até se descobrir que nenhum esforço é necessário. Parte desse esforço é a autoinvestigação, é a aproximação de uma fala como essa, para você examinar suas próprias…

11/2017Online

Participante: Então, largar esse ego é o trabalho de uma vida? Mestre Gualberto: É! De uma vida! Feliz aquele que dedicar a sua vida a esse trabalho, que é o trabalho de uma vida. Feliz aquele que tiver essa bênção de dedicar a sua vida inteira a esse exercício de olhar e olhar… É o maior empreendimento, a maior e mais linda coisa! A única coisa que realmente…
12/2013Online

A mente é inconsciência, ela não pode chegar à Consciência. O trabalho do despertar é um trabalho de descarte do sentido de separatividade, e isso é a mente. A mente não se autosuicída. É necessário um trabalho de autoinvestigação, que é um trabalho da Consciência nesse mecanismo. Esse trabalho é um trabalho de pura investigação, que é um trabalho de…

11/2019Online

Aquilo que está presente não é, pelo esforço, alcançado, realizado ou obtido, porque já está presente, mas Aquilo que está presente, sem aplicação, dedicação ou esforço, não poderá ser constatado, continuará invisível, “não existente”. Portanto, essa ideia do “eu” é uma ideia muito convincente para desaparecer simplesmente pela não aceitação intelectual…

08/2017Online

Temos esse extremo, em que alguns dizem para você se esforçar, pois assim “chegará lá”, nessa Realização, e, em outro extremo, temos aqueles que se propõem a falar para você que tudo isso é um sonho e que você não deve fazer nada. Então, de um lado temos aqueles que dizem: “Siga a espiritualidade”; e do outro, aqueles que dizem: “Você já é o Buda, não precisa de nada”…

09/2016Índia

Se a sua pergunta é “como ser livre?”, você só tem uma coisa a fazer: investigar a ilusão, olhá-la de perto. Você não vai construir o Ser, então, não tem como “ser algo”; não vai construir a Liberdade, então, não tem como “ser livre”. Ou seja, há somente como investigar a ilusão. Você tem que investigar a ilusão do “eu”, a qual é sustentada por conceitos, ideias, crenças…

10/2020Online

O meu trabalho com você é lhe mostrar o que é falso, não o que é real, e o seu trabalho é soltar o falso, e isso é devoção. Sem soltar o falso, não existe devoção; há somente uma coisa romântica pelo Mestre, pelo Guru, por Jesus, por Deus, por Krishna, por Buda… Esse romantismo não é real devoção. Real devoção é soltar o que é falso quando Cristo lhe mostra, quando Deus lhe mostra…
06/2016Online
A Verdade é muito paradoxal. A busca não é real e, no entanto, se não há o propósito de entrega, de trabalho, essa realização também não acontece. Você não pode fabricar isso, mas ao mesmo tempo não pode ficar de braços cruzados esperando isso acontecer acidentalmente como um raio caindo em cima de sua cabeça e trazendo essa iluminação, esse despertar. É aqui…

Não confie em pensamentos

Escrito pela sangha

O Mestre conta que desde muito novo, o pequeno Marcos Gualberto já desconfiava que havia algo de muito errado com os pensamentos. Ele costumava, por exemplo, procurar lugares calmos para se livrar daqueles que passavam em sua própria cabeça. Ao ver os pais brigando, noutro exemplo, ele notava que eles estavam apenas trocando pensamentos…

09/2016Ceará

Não confie em nenhum pensamento, em absolutamente nenhum! Todo e qualquer pensamento vai aliená-lo desse reino de Suprema Beatitude, de Suprema Liberdade, de Supremo Amor, de Suprema Felicidade. Qualquer pensamento vai fazer você deslizar para a “realidade” do tempo e do espaço, onde a pessoa vive. E pessoa sempre é…

08/2015Pernambuco

Você não consegue segurar um pensamento, bem como um sentimento, um desejo, uma emoção. O pensamento é uma grande fraude! O que você “pensa do outro” não é Você quem pensa; é o pensamento que pensa. É só o pensamento que pode pensar! Ou você acredita que tem outra coisa fora do pensamento pensando? É tudo pensamento. Eu vejo vocês há mais…

03/2012Rio de Janeiro

O pensamento dentro de cada um de nós tem uma autonomia, uma franquia, uma liberdade. Ele tem uma liberdade de ação, uma liberdade para acontecer. A maneira direta de lidarmos com os pensamentos é não nos importarmos com eles. O que dá energia a determinado tipo de pensamento que nos aflige é essa atenção que damos a ele. Eu não disse…

10/2016Online

Quando os pensamentos vierem a você, simplesmente pergunte a si mesmo: “para quem são esses pensamentos? Quem é esse a quem esses pensamentos estão sendo dirigidos ou estão acontecendo?” Ou você faz isso, ou você formula a pergunta de uma outra forma, com o mesmo resultado: “De onde vêm esses pensamentos? Qual é a origem? De onde estão…

03/2018Online

Não fique a favor nem contra a maluquice que se passar na sua cabeça, pois tudo são pensamentos, e eles não são seus; nem a cabeça é sua, ela é do corpo. A cabeça pertence ao corpo e os pensamentos pertencem à mente, porém, você é essa Consciência, onde surgem o corpo, com a cabeça, e a mente, com os pensamentos. Eu sei muito bem qual é o problema que acontece com você e vou…