O que a entrega e a meditação representam? Esse é o nosso assunto dentro desse encontro. Não são as palavras em si que têm importância, mas aquilo que está além delas, afinal, não são as respostas a perguntas nem as próprias perguntas que têm relevância em Satsang. Em geral, você passa sua vida inteira em busca de respostas; as pessoas vivem à procura de respostas. Assim, por existir a fixação nessa busca, desde criança você vem adquirindo e acumulando conhecimento.
Que espécie de conhecimento você pode, também, adquirir aqui? Se você entra nessa sala para adquirir mais conhecimento, eu tenho uma pergunta para lhe fazer: que conhecimento pode ser mais importante para você além do fato de que você já É? Você já É! Que conhecimento pode ser mais importante do que esse? Mas, mesmo assim, você passa a vida inteira procurando mais conhecimento, e para quê?
Quando você desperta para a sua Real Identidade, para a sua Real Natureza, já não se importa mais com o conhecimento, pois ele é apenas para preencher a mente egoica. O coração do Sábio já está pleno, não precisa ser preenchido. A mente do Sábio desapareceu, então, não há necessidade de nenhum conteúdo. Em Satsang, nós temos apenas um Conhecimento que realmente interessa: o Conhecimento da Verdade do Ser!
Enquanto a mente egoica está presente, você pode continuar adquirindo conhecimento mundano e orgulhar-se disso. As pessoas se sentem muito orgulhosas de todo o conhecimento que adquiriram, mas para que serve isso? Quanto tempo esse tipo de conhecimento vai durar, dar-lhe importância e fazer você se sentir tão orgulhoso? Pode parecer que eu estou desprezando o conhecimento, mas isso não é verdade; ele também tem um certo lugar, mas não pode lhe dar Autorrealização, a Realização de Deus, a Felicidade suprema, a liberação do sofrimento, o fim do medo. Então, o seu conhecimento continuará aí até que ocorra algum problema nesse mecanismo cerebral, quando parte dessa memória poderá ser esquecida, destruída. Isso poderá acontecer durante a vida do corpo ou todo o mecanismo cerebral será destruído junto com o corpo. Porém, esse Conhecimento que Você É está além do corpo, do cérebro; está além da história e desse mundo.
Então, aqui a questão é: “Quem sou eu?” Enquanto você estiver aqui, me fale sobre quem é você e não sobre o que você sabe; fale de sua própria e direta experiência consigo mesmo; fale-me sobre Meditação. Você sabe o que é Meditação? Meditação é não perder de vista a Si mesmo!
Essa Consciência, essa Presença, é a prova da Realidade Divina, Daquilo que está fora do tempo. Esse é o Despertar da Sabedoria, que é o verdadeiro Conhecimento. Então, Você sabe que É, e isso não pode ser lembrado ou esquecido, perdido ou queimado pelo fogo, nem pode desaparecer com a morte do corpo ou com o desaparecimento de objetos à sua volta. Aquilo que está além da mente não tem nascimento nem morte, é a sua Natureza Verdadeira, Real, é o seu Ser. Então, quando vem a Satsang, você se depara com a Verdade, com o real Conhecimento, que é o Conhecimento de Deus.
Sabem por que as pessoas têm medo da morte? Porque elas não conhecem a Meditação e perderam de vista a sua Verdadeira Identidade. Elas são prisioneiras do conhecido, do conhecimento, estão presas no passado, na memória, na história. Quando está em sua Natureza Real, que é Meditação, você não perde de vista sua Verdadeira Natureza e, então, não há mais o que perder, nem ganhar. Assim, você está livre, absolutamente livre. Em sua Real Natureza, você não é um homem ou uma mulher, não é um jovem ou uma criança – isso tudo são meros conceitos na ilusão, no sonho, em maya. Estar agarrado a isso é a prisão.
Quando esse corpo aí nasceu, seus pais, parentes, todos comemoraram, estavam sorrindo e orgulhosos; agora, quando esse corpo morrer, todos vão lamentar, chorar e ficar de luto. Isso é maya, a ilusão. A ciência diz que mais de 80% do seu corpo é água, portanto, você é apenas uma pequena gota no oceano, no universo da água. Então, esse corpo é a água que volta para a água, mineral que volta para a terra, mas não tem ninguém dentro dessa gota. Portanto, não há porque se alegrar ou se lamentar, pois isso é somente um acontecimento em maya, no sonho divino.
Sabe porque é lindo estar aqui? Porque agora você tem a oportunidade de descobrir que não é esse corpo e se firmar no único Conhecimento que realmente importa, que é saber quem Você É. Você é O que É e isso é tudo que importa!