Real Estado de Flow | Autorrealização | Ilusão da identidade

Olá, pessoal! Sejam bem-vindos a mais um encontro aqui em nosso canal!

A coisa mais difícil, mais complicada, que tem se mostrado mais amedrontadora – vamos usar essa expressão – para o ser humano, é se descobrir agora e aqui! Não existe nenhum desafio maior para o ser humano do que esse. Para nós, seres humanos, uma das coisas mais complicadas é assumirmos a Verdade da Vida agora, aqui. Isso é estar nessa Unicidade. Essa Unicidade é a Presença da Inteligência Suprema, da Consciência, algo presente agora, aqui, nesse momento presente.

A Psicologia Positiva tem denominado de Estado de Flow. O que é esse Estado de Flow, segundo a Psicologia Positiva? É um estado em que a mente e o corpo estão em concordância, dentro de uma ação onde não há conflito entre pensamento e ação. Então, há uma alta performance presente em razão desse assim chamado Estado de Flow.

A Psicologia Positiva tem procurado estudar essa questão da felicidade. Aqui, eu quero dizer algo para você: não existe nada de novo em qualquer coisa que a ciência psicológica possa descobrir. O que quer que alguém possa descobrir nesse espaço, nesse terreno, ainda se trata de algo que os Sábios já conhecem ou reconhecem há milênios.

A Verdade do seu Ser é Felicidade, a Verdade do seu Ser é Paz. Esses encontros nossos enfatizam com você a importância desse Autodescobrimento, o que não é outra coisa a não ser essa Autorrealização, a Realização do seu Ser, a Realização do seu Estado Natural. Esse Estado Natural é esse Estado de Fluir com a Vida como Ela é. Esse Estado de Fluição é esse assim chamado Estado de Flow. Fluir com a Vida… isso representa estar agora aqui, sem esse movimento do tempo psicológico.

Em geral, você não está aqui, você está na ideia. O ser humano vive sempre na ideia, ele está sempre no pensamento: é o pensamento do futuro, o que ele precisa fazer… Ele agora, aqui… o pensamento surge, o pensamento diz o que ele precisa fazer, então existe a ideia de “alguém” presente tendo que fazer algo. Então, existe a ideia do futuro e a ideia do passado, aquilo que foi feito e aquilo que precisa ser feito.

A Vida está agora aqui e tudo está acontecendo sempre agora aqui, mas sempre essa ideia de que algo está faltando, algo precisa ser feito, ou algo que foi feito, está sempre voltando aqui. Então, há sempre esse movimento do tempo psicológico – o passado está presente e o futuro está presente. E esse “agora” é o seu momento de Unicidade, de plena Consciência de Ser. Isso está como que ausente.

Então, a coisa mais difícil para o ser humano, mais amedrontadora, mais assustadora, mais desafiadora e, no entanto, a coisa mais estupenda, mais maravilhosa, a indescritível Realidade do Amor, da Paz, da Felicidade se revela quando o sentido desse “mim”, desse “eu”, que, basicamente, é esse tempo psicológico, essa fixação no futuro ou essa fixação no passado, essa ilusória ideia de que esse presente momento é uma ponte que liga o passado ao futuro e a ilusão dessa identidade separada está em cima dessa ponte, vindo do passado e caminhando para o futuro…

Então, não há essa Verdade de ser Consciência. Ser Consciência é Aquilo que é reconhecido como Autorrealização.

Portanto, Autorrealização é permanecer agora aqui, em seu puro Ser, em sua pura Consciência, livre do tempo psicológico, da ilusão de uma identidade presente, presente na Vida, presente na Existência, presente na experiência, assim como presente no pensamento.

O que temos agora aqui é a Vida. Se um pensamento surge, ele pode ser observado, como qualquer uma outra coisa aparecendo nesse instante, nesse presente momento. Perceber isso, se tornar ciente, cônscio disso… essa Autoconsciência te revela que só há esse presente momento.

Então, se o pensamento aparece, ele é um pensamento agora, aparecendo aqui. Esse retrato do passado é apenas uma imaginação agora aqui; esse retrato do futuro é apenas uma ideação, um desejo, uma imaginação de algo para ser feito, de alguém para fazer – isso é algo que se apresenta agora aqui. É sempre essa ilusão do sentido de “alguém” prisioneiro desse tempo psicológico, a base do sofrimento em sua vida, em sua existência.

Aqui, nós estamos trabalhando com você a importância dessa auto-observação, dessa Autoconsciência… ter consciência de si mesma, ter consciência de si mesmo, e ir além dessa condição de tempo psicológico, de ideação para uma entidade presente, uma suposta entidade nesse instante. Isso é o fim do sentido do “eu”, do sentido de separação entre você e a Vida. Então, há esse fluir, o corpo e a mente está nesse fluir, nesse presente momento.

Então, algo pode se revelar quando essa antiga e velha condição termina. Tudo isso faz parte do conhecido, faz parte da ilusão de um experimentador com a sua experiência, de um pensador com o seu pensamento, de alguém na ação e essa ação acontecendo. Tudo o que nós temos como realidade é esse Estado de Flow, que é Você em seu Ser, como pura Consciência.

Esse corpo e mente agora aqui, e toda essa condição psicológica que eu tenho chamado de consciência mental, tenho chamado de mente egóica, mente dualista, mente separatista… E por que mente dualista? E por que mente separatista? Porque há uma identidade ilusória presente nessa condição de mente dualista; há uma identidade que é esse “eu”. Então, ele diz “eu”, o que é só o pensamento dizendo.

O pensamento se separa, cria essa ilusão do pensador dentro do pensamento. Na verdade, é o próprio pensamento se separando como um fragmento nessa experiência do pensamento. Ele se separa e diz “eu”.

Então, esse “eu”, esse “mim”, é aquele que, em você, supostamente está pensando, supostamente está sentindo, supostamente está agindo, supostamente está falando, está ouvindo. Não existe essa identidade presente nessa experiência agora aqui – no falar, no ouvir, no sentir, no viver…

Então, isso não é algo que a Psicologia Positiva descobriu sobre a felicidade, sobre a possibilidade de um estado de felicidade, que, por sinal, segundo a Psicologia Positiva, é um estado que vem, mas ele logo desaparece para esse antigo e velho estado de consciência mental surgir novamente.

O Estado de pura Consciência, de puro Ser, não é assim; é o seu Estado Natural de Flow – eu tenho chamado de Real Estado de Flow –, o seu fluir com a Vida sem o ego, sem o “mim”, sem o sentido do “eu”. Há algo extraordinário aí.

As pessoas têm me perguntado: “O que é essa Liberdade da qual você fala? Como sentir esse Amor do qual você fala?”

Isso está presente agora, apenas agora, quando esse sentido de separação, criado por essa ilusão, por este velho e antigo estado mental, que é puro condicionamento psicológico, quando isso desaparece. Então, se revela essa Autorrealização.

Autorrealização é a Realização de Deus, a Realização do Amor, da Paz, da Liberdade, da Felicidade. Quando falamos de Paz, não estamos falando dessa “paz” que vem e vai, nesse estado comum de consciência mental. O ser humano experimenta momentos de “paz”, o que, na verdade, são momentos de armistício, de trégua entre dois conflitos, entre duas batalhas… aí ele tem alguns momentos de armistício, ele tem alguns momentos que ele chama de “paz”.

Não é dessa “paz”… não é a paz que é oposta ou contrária à batalha, ao conflito, à luta, à guerra. Estamos falando da Paz que não carrega dualidade, da Paz que transcende a ilusão entre paz e conflito, entre paz e batalha. Essa é a Paz do seu Ser, é a Paz de Deus.

Quando falamos de Amor aqui, estamos falando do Amor que não carrega o peso do ciúme, o peso da busca de preenchimento em satisfação, no prazer; estamos falando do Amor que não carrega a dualidade. Não é o amor oposto ao ódio, é o Amor que não tem oposto, é o Amor que não tem “alguém” na experiência do amor, é o Real Amor, o Verdadeiro Amor Divino, que é Consciência.

Quando nos referimos à Felicidade, não estamos falando de satisfação, preenchimento, conforto, prazer, que se realiza em objetos, em sensações, no contato com lugares, com pessoas, com objetos. Há um preenchimento, mas isso não é Real Felicidade. Felicidade transcende o tempo psicológico, transcende a mente egoica, transcende o sentido do corpo e da mente, portanto isso transcende o próprio estado da mente e o próprio estado do corpo.

A Real felicidade está presente mesmo quando o corpo está enfermo ou está sendo abandonado, na morte – ali está a Felicidade, essa Completude de Ser, de estar desindentificado do corpo e da mente.

Então, o Estado de Fluxo, o Estado de Fluição, o Estado de Vida, o Estado de Consciência é esse Estado de Presença, de Amor, Paz, Felicidade, Liberdade… seu Estado Natural. É disso que estamos tratando aqui com você dentro desse canal e, também, nesses encontros que fazemos, presenciais, inclusive retiros, além dos encontros on-line que nós temos também.

O Despertar de sua Natureza Divina, esta Autorrealização, alguns chamam de Despertar Espiritual ou Iluminação Espiritual, é o seu Natural Estado de Ser. O corpo e a mente agora passaram por um processo. Não é mais o antigo, velho e conhecido Estado de Flow, esse que vem e vai, é o Estado de Fluxo, é o Estado Natural de Flow, é o Estado Real de Flow, e isso não desaparece, porque o corpo e a mente passaram por um processo de mudança, de transformação psicofísica. Fisicamente, psicologicamente, o corpo sofreu uma mudança em razão do Despertar de um Poder que ele traz dentro de si, que é o Poder da Kundalini.

Então, esse Estado de Flow é algo que transcende isso de “vir e desaparecer”. Seu corpo passou por uma mudança, por uma transformação, em razão do Despertar da Kundalini. É assim que é reconhecida essa Energia que cria essa mudança, que cria essa transformação nesse corpo, nessa mente, para que essa Autorrealização esteja presente.

E tudo isso começa em razão desta Autoconsciência. É necessário ter esta Autoconsciência. Essa Autoconsciência vem juntamente com o trabalho de Autoconhecimento. Isso revela a Real Meditação.

Todos esses assuntos, nós temos tratado aqui em nosso canal. Nós temos diversas playlists tratando exatamente de todos esses assuntos e mostrando a ligação entre eles, como se torna possível realizar isso nesta vida, neste momento. Aqui, em nosso canal, nós temos algumas centenas de vídeos já tratando sobre isso, sobre a beleza da Autorrealização e de tudo o que você precisa saber a respeito disso.

Esse saber vai lhe dar uma aproximação desse aprender sobre si mesmo, e é tudo o que você precisa; é um saber que vai lhe dar condições de aprender sobre si mesmo. Não é um conhecimento teórico, verbal, intelectual que vai lhe dar isso, mas é uma vivência direta, experimental, aprendendo consigo mesmo, pela auto-observação, nesta Autoconsciência, neste Autoconhecimento, nesta Real Meditação Prática. Então, é possível o Despertar desse Poder Divino, desta Realização, que é Você nessa Unicidade com a Vida.

Então, o desafio é ter esse encontro consigo mesmo e ir além dessa condição da mente egoica, aquela que vem sustentando, ao longo de todos esses anos, todos os estados e quadros internos de contradição, de conflito, sofrimento. São milhares as patologias de infelicidade da mente, desses estados mentais, e tudo isso é rompido, é quebrado, é desfeito no Despertar da Consciência ou nesta Autorrealização.

Esse é o assunto aqui em nosso canal. Se isso faz sentido para você, temos aqui na descrição o nosso WhatsApp dos encontros. Nós temos encontros on-line e também presenciais. Se isso faz sentido, deixa aí o seu “like”, se inscreve no canal e vamos trabalhar isso juntos.

OK?

Valeu pelo encontro, até a próxima!

Agosto de 2022
Gravatá – PE, Brasil