Participante: Mestre, você sempre diz que o “eu”, a “pessoa”, é uma fraude. O que isso quer dizer? Que tipo de fraude é essa?
Marcos Gualberto: O que quero dizer é que você não deixa nunca de experimentar estados, mas Você não é nenhum desses estados. A fraude acontece quando você se confunde com um desses estados. É isso que quero dizer quando digo que você é uma fraude. Eu não estou falando do que Você é, estou falando do que você acredita.
Quando tratamos aqui da Autorrealização, estamos falando da Realização de sua Natureza Imutável, algo completamente diferente dos estados que você experimenta.
O que você experimenta não é imutável, está mudando o tempo todo, então isso não é a sua Natureza, não é sua Essência, sua Verdade. A única Verdade é imutável, e essa é a Verdade que é Você. Repare em seu corpo, ele está sempre mudando de posição, mas qual é a posição real dele? Não é uma boa pergunta? Uma hora você está em pé, em outra hora está deitado ou inclinado; uma hora está com a mão na cabeça, em outra hora com a mão sobre as pernas; em outro momento está com o braço estendido, com o braço encolhido, com a mão fechada, com a mão aberta, enfim… mas qual é a posição real do seu corpo?
Mesmo durante o sono, o corpo está mudando de posição. Não é isso que acontece? E a mente? Ela muda ou não muda de posições? Qual é a posição real da mente? Você não sabe a do corpo, mas deve saber a da mente. Esse é o ponto! Não há posição real para o corpo, assim como não há posição real para a mente.
A mente e o corpo mudam o tempo todo, então isso não pode ser Você. Você deve ser algo que não muda, e é isso o que os Sábios afirmam. Aqueles que Realizaram a Verdade sobre si mesmos dizem que Você é imutável, então não pode ser o corpo e também não pode ser a mente.
Então, vamos nos aproximar do que eu chamaria de Meditação. Meditação é o toque da imutabilidade do seu Ser. Com essa colocação, fica claro que eu não estou falando que o corpo entra em Meditação, que a mente entra em Meditação, estou falando que você Realiza a Meditação. Por isso que é impossível a Realização com qualquer técnica, porque técnica diz respeito a posturas.
Você aprende a respirar de uma determinada forma, você aprende a silenciar a mente… Você consegue até mesmo ordenar suas emoções pela respiração. Então, a postura da mente muda, a postura do corpo muda, mas Aquilo que Você é não muda. Meditação é Isso.
Então, quando eu digo “você é uma fraude”, eu me refiro a qualquer ideia que você tenha sobre si mesmo, sobre si mesma, porque isso não trata Daquilo que é imutável, e sim daquilo que está mudando o tempo todo.
A mente está mudando de posição. Quando ela descansa, assim como o corpo, você está tranquilo; quando ela não descansa, você está estressado, está ansioso. Quando a mente está tensa, você experiencia o medo. Quando os pensamentos estão embaralhados, isso é um estado; é o estado no qual você experiencia a confusão mental.
Então, a mente está mudando de posição, e aí está a fraude. É esse “você” que é a fraude, aquilo que muda é a fraude. Uma hora a mente está cansada, outra hora está estressada, outra hora está ansiosa, outra hora está eufórica, no momento seguinte está com medo, no outro está confusa, no outro está sonhando, imaginando coisas boas, coisas ruins…
Quando você está psicologicamente em descanso, você diz “estou em paz”, só que é uma paz que vai logo desaparecer, porque é a paz da mente, é só uma posição provisória até um novo telefonema, até um novo recado no WhatsApp, aí lá se vai a paz. É assim que a “pessoa” funciona, então ela é uma ilusão, isso não é Você.
Você pode testemunhar isso. Se você pode testemunhar essa mudança do corpo e da mente, então pode parar de se confundir com isso. Mas, se não faz isso, você se embola o tempo inteiro com esses estados, então não tem como Realizar seu Natural e Imutável Estado, além do corpo e da mente.