Quando um peixe aparece no cenário, ele pode dizer que não sabe nadar? A natureza do peixe é nadar. O peixe pode ter a crença de não saber nadar, no entanto ele está dentro d’água e já nasce fazendo isso.
A natureza da Consciência em você é de não resistência. Então, quando você diz “eu não sei agir de outra forma”, você tem que mudar isso. Você tem que dizer “eu aprendi a agir dessa forma”. Em algum momento isso floresceu aí, você aprendeu a viver nesse sentido de separação, nessa ilusão, nessa resistência. Agora, é desaprender!
Você tem que desaprender a ser como é, a agir como age, a pensar como pensa, a sentir como sente… Entende o que eu estou dizendo? Por exemplo, quando alguém faz alguma coisa da qual você não gosta, o pensamento que vem dentro da sua cabeça é qual? Vingança. Você não pode desaprender isso e ficar com o prejuízo, sem o pensamento da vingança? Você não pode desaprender isso? Será que todo mundo que sofre alguma coisa passa o dia pensando em se vingar? Será que não tem alguém nesse planeta capaz de desconsiderar uma afronta ou maus-tratos recebidos de uma outra pessoa?
Então veja, é possível desaprender a ser mau, a ser reativo, porque é uma coisa aprendida, não há como discordar disso. Não é da sua Natureza reagir desse jeito. Você aprendeu tudo! Você aprendeu a pensar, a sentir, a reagir, a agir, a fazer, a desfazer, a se vingar, a maltratar, a ferir, a se proteger, a se defender, a escolher… e olha o resultado dessa coisa!
Então, quando você diz “eu não sei agir de outra forma”, o que você está dizendo para mim é que essa é a forma que você aprendeu. É só desaprender, só desaprender… Por isso que na visão de um Ser Realizado, essa Realização não se aprende. Você desaprende tudo e assume a Verdade que já traz.
A natureza do peixe é nadar, ele não precisa aprender isso e muito menos acreditar que não sabe nadar, porque é a única coisa real em sua natureza. Agora, se ele se vê nadando e acha que não está nadando porque tem outro peixe, com o qual ele está se comparando, que nada melhor que ele, esse é um assunto de foro íntimo, ele está com algum problema. Ele gostaria de ter a vida que o outro tem e não a que ele tem, então ele está em apuros.
Portanto, quando você vê alguém se dando bem e você se dando mal, e tem essa consideração entre bem e mal, isso é uma coisa de foro íntimo aí (foro íntimo quer dizer “psicológico”). Você começa a viver sentado numa crença e não num fato, aí você sofre.