Aqui a pergunta é: como alcançar o sucesso? E há uma outra pergunta: a sabedoria, como adquirir? Como adquirir a sabedoria? Vamos traçar aqui um paralelo e vamos investigar esse assunto com você. Do que, na verdade, você precisa, nós precisamos, na vida? Nós precisamos de sucesso ou nós precisamos de sabedoria? Vejamos aqui a primeira coisa; a primeira é: o que é a vida?
Se queremos fazer nossa vida depender do sucesso ou se queremos fazer nossa vida depender da sabedoria – se o propósito é uma vida de sucesso ou uma vida de sabedoria – primeiro temos que, antes, investigar o que é a Vida. Então, vamos investigar isso aqui com você. E vamos traçar um paralelo entre aquilo que é conhecido por sucesso. E vamos investigar aqui qual será realmente a verdade da sabedoria. E o que é a vida.
Veja, a meu ver, há duas formas de encararmos essa questão das nossas vidas. Existe essa ideia principal, muito particular, que, em geral, a grande maioria tem, que é a ideia, quando usam a expressão, “minha vida”. Nessa assim chamada “minha vida”, nós temos projetos, projetos para realizar na vida; alguma coisa que nós chamamos de “sucesso”.
E o que é o sucesso? É a fama? É o poder? É o dinheiro? É a realização profissional? É constituir uma boa família? É construir um negócio? Um bom negócio? É adquirir bens, móveis, imóveis? Afinal, o que é o sucesso? Será que é exatamente isso que nós chamamos de sucesso? Essa capacidade de realizar coisas nessa “particular vida”, como nós conhecemos?
Ok, e apesar disso, apesar desta realização, depois desta realização, deste tão sonhado alcance ou o alcançar do sucesso, continuarmos internamente, interiormente, sendo as mesmas pessoas? Notem a pergunta: isso é de fácil observação por todos nós. Qualquer coisa que você realize na vida, externamente, exteriormente, não é algo que internamente altera quem você é, modifica você.
Se internamente somos criaturas carregadas de preocupações, de receios, de temores, de aflições diversas; se, como pessoas, temos dificuldade em lidar com outras pessoas, temos dificuldade em lidar com nós mesmos; se carregamos um certo grau de ansiedade, de angústia, de depressão; se, em algum nível, isso nos ocorre, nos acontece; se somos criaturas ambiciosas, invejosas, ciumentas, possessivas… repare o que estamos colocando aqui para você. Não importa o que quer que você obtenha, realize. Você pode chamar de sucesso, outros podem chamar de sucesso, mas, internamente, você sabe que ainda continua infeliz.
Aqui, nesse canal, nós estamos com você investigando essas questões. Aqui, a básica questão aqui é a Ciência da Verdade daquilo que nós somos, daquilo que apresentamos ser. E não importa o que você tenha alcançado, ou o que quer que você tenha perdido, ou o que quer que você venha a alcançar ainda. Psicologicamente, internamente, nós carregamos esse sentido do “eu”, esse sentido de “pessoa”, e essa “pessoa”, basicamente, não se conhece. Então, não importa aquilo que nós chamamos de sucesso, ou amor, paz, felicidade. Nós temos dado nomes a estados bem particulares de satisfação, de preenchimento, de realização que nós temos alcançado temporariamente em objetivos diversos, em relações diversas, em relações com objetos, com pessoas, com situações. A isso nós temos dado esses nomes. Mas não sabemos qual é a Verdade sobre quem nós somos. E a não ciência dessa Verdade é ignorância.
Aqui no canal estamos olhando para este lugar. Estamos investigando essas questões, porque são as questões fundamentais da vida. A não compreensão da verdade sobre quem nós somos, o não conhecimento de nós mesmos, a falta da visão da verdade – e aqui eu me refiro a esta verdade que está além de tudo aquilo que nós conhecemos como pessoas; eu me refiro a essa Verdade Divina – a falta desta compreensão é sofrimento!
Então, em meio à fama, ao prestígio, ao reconhecimento, à aceitação pública, a uma vida invejável, sem a presença da revelação da Verdade Divina, não há amor real, não há paz real, não há felicidade real. É isso que estamos trabalhando aqui com você. Assim, quando as pessoas perguntam “como alcançar o sucesso na vida”, aqui o nosso empenho está em descobrir a Verdade sobre a Sabedoria. E a Real Sabedoria é a Verdade Divina, é a Verdade de Deus. A boa notícia é que esta Sabedoria ou esta Verdade é a Realidade do Seu Ser, de sua Natureza essencial.
Por isso, aquilo que se faz necessário para esta aproximação – e sem isso é impossível termos a aproximação da Sabedoria – é a compreensão de nós mesmos! Então, aqui, o fundamental é termos um olhar direto para esse estudo de nós próprios. Compreendam isso. O Autoconhecimento, a Verdade sobre quem É Você, a Verdade desse Autoconhecimento, que é conhecer a si mesmo, lhe traz uma clara visão da ilusão que você tem sobre quem é você.
Uma coisa que nós aprendemos, que foi construída ao longo dos anos – está dentro dessa estrutura humana, social, está dentro dessa mente coletiva – toda essa ideia de ser “alguém”, de se ver como “alguém”, de pensar, de sentir e de agir como uma “pessoa”. A realidade do seu ser é impessoal! E aqui, quando uso essa expressão impessoal, é literalmente isso! É algo fora do senso da “pessoa”, como a “pessoa” se vê. Como a “pessoa” sente ser. Assim, nós temos diversas necessidades, que são supostas necessidades. Tudo isso tem sido engendrado, construído, produzido, vendido para cada um de nós como necessidades reais.
Nós fomos educados dentro de uma cultura ambiciosa, invejosa, ávida, aquisitiva, competitiva. Então, nós aprendemos, dentro desse contexto de mundo, de vida, que nós precisamos de coisas – precisamos de realizações externas – porque, com essas realizações, seremos felizes.
Reparem que “alguém” que busca a fama, o prestígio, a aceitação popular, o sucesso, na verdade, ele está à procura do amor, da paz, da felicidade. No entanto, na mente, nós confundimos realizações externas – ou a construção de um mundo cercado de confortos materiais e cercado de olhares de admiradores ou daqueles que, ao olharem para nós, nos invejam – nós confundimos isso com o nosso Propósito de Vida.
A Realidade do seu Ser é a Realidade de Deus! Você, em seu Natural Ser, sendo naturalmente aquilo que É Você, há presente nisso Felicidade, Compaixão, Bondade, Liberdade, Inteligência! Então, aquilo que as pessoas chamam de “sucesso” ou “felicidade”, com base em construções do pensamento, em idealizações que o pensamento constrói, é um equívoco.
Aqui a nossa ênfase está em investigar com você a Verdade Divina. Essa verdade consiste na Vida, sendo a Vida essa própria existência. E há nessa existência uma ação nascida desta compreensão. As ações que nós conhecemos, em geral, são nascidas de um impulso, de um ideal, de um objetivo, de uma intenção que o pensamento tem construído. Nós precisamos descobrir uma outra qualidade de ação, que é a ação livre do “eu”, livre do “ego”.
Se trata de sua Natureza Divina em expressão, por ser sua Natureza Real, impessoal, que se move em Alegria, em Liberdade, em Amor, em Felicidade; não causa desordem, não produz sofrimento. Nós não conhecemos isso! Porque as nossas ações nascem de um impulso, de competição, de avidez, de inveja, nesse ideal, nesse propósito de alcançar esta fama, este poder, este assim chamado “sucesso”! Então, qual será a verdade da Sabedoria?
Colocando aqui um paralelo, traçando um paralelo entre a Sabedoria, que é a Ciência do seu Ser, desta Verdade Divina, onde a vida é Compreensão; e nessa Compreensão há uma ação de uma qualidade nova, de uma qualidade desconhecida desse modelo egocêntrico, pessoal, ambicioso, que carrega sempre essa ânsia por mais e mais e mais, como tem sido as ações do “ego”. Tomar ciência da verdade sobre você é tomar ciência da Presença da Verdade Divina, aqui e agora! É o fim para essa condição “egocêntrica” de se mover no mundo, nesse sonho de separação, de dualidade.
O assunto básico aqui no canal é a Verdade de que a única realidade presente é a Realidade Divina, é a Realidade de Deus. E todo esse movimento, que é o movimento que o pensamento tem construído, estabelecido, em todas essas gerações que estiveram aqui antes de nós, todo esse modelo que há milênios vem norteando o movimento da existência humana no planeta. Repare que há centenas, milhares de anos, o ser humano vem criando confusão, desordem e sofrimento no mundo. Olhando de perto, todo problema no mundo é o problema do homem, é o ser humano, em seu “egocentrismo”, em seu padrão de comportamento, que tem criado toda essa confusão.
Aqui o nosso propósito, juntos, está em conhecermos a nós mesmos. Então, aqui, a primeira coisa é diferenciarmos com muita clareza o que é esta ação, como nós conhecemos, e a verdade da ação livre. Observe que nossas ações são ações egocêntricas, porque são ações que se estabelecem no modelo do pensamento. A vida é algo que está ocorrendo nesse momento, mas a resposta que temos para a vida nesse momento acontecendo é a resposta que vem do passado. A forma como você se depara com a experiência do momento presente é com base nas experiências que você adquiriu no passado.
Mas quem é esse elemento que carrega essas experiências e que aparece agora aqui, nesse momento, para se deparar com esse instante, com essa base? Esse elemento é o experimentador. O experimentador é aquele que é constituído de pensamentos, de memórias, lembranças, de toda a sua história, de toda a sua memória. E isso é pensamento! Reparem, nós queremos lidar com o momento presente a partir do pensamento que vem do passado.
Nossas ações são ações que nascem desse centro particular que é o experimentador, que consiste de um conjunto de memórias, de lembranças, de pensamentos, que vêm do passado. Então, quando a situação aqui, nesse momento, ocorre, a resposta para esta dada situação é a resposta que trazemos do passado. Assim, nossas ações são ações egocêntricas. São ações centradas nesse “eu”, nesse “ego”. O seu modo de se relacionar com o marido, com a esposa, com os filhos, com a família, com o mundo a sua volta, é um modo particular, pessoal, “egocêntrico”. Porque isso é algo que vem do passado. É a forma como o pensamento faz a leitura do momento presente. É a partir de suas experiências passadas.
Notem como isso é delicado. O seu contato com a sua esposa, com o seu marido, com o seu chefe, com os colegas de trabalho, com o mundo a sua volta, é o contato do pensamento aí em você, fazendo uma leitura, dele ou dela, daquilo que está aqui nesse instante. E essa leitura, como ela é pessoal, particular, assentada nesse experimentador que vem do passado, ela é isolacionista. Ela é separatista. Ela é “egocêntrica”.
Então, a ação que surge desse movimento é a ação do “ego”, é a ação do “eu”, produzindo confusão, produzindo conflito, produzindo sofrimento! Será possível termos uma vida que seja esta vida da Compreensão, da ação da Inteligência, da Sabedoria? Uma ação desta qualidade não é uma ação que nasce do passado, que nasce da memória, que nasce do pensamento. Repare, esta é uma ação que responde inteligentemente a esse momento, com base nesta presença, nesta mente nova, livre. Então temos uma ação livre do “eu”, uma ação livre do “ego”, onde está presente a Realidade Divina.
Nosso objetivo aqui com você é lhe mostrar que esta qualidade de ação é possível. Enquanto o ser humano não realizar isso, não assumir essa Verdade do seu próprio ser, desta mente livre, nova, que não funciona dentro desse antigo modelo, em razão da compreensão da Verdade, da Revelação, da Sabedoria, que nasce do Autoconhecimento. Enquanto isso não estiver presente, nossa vida será uma vida confusa, em desordem e desordeira, infeliz, e gerando infelicidade, problemática e produzindo problemas! Então, não importa a posição que “alguém” tenha alcançado, o quanto ele ou ela tenha realizado, o quanto ela ou ele seja visto como uma “pessoa” de sucesso. Aquilo que estamos dizendo para você – e pode ser muito desafiador, é claro – é que esse sentido de “pessoa”, presente, não é a verdade daquilo que somos. E toda e qualquer realização não é real. Tudo isso não é a Verdade do seu ser, a Natureza da Verdade Divina.
Aqui a ação livre do “ego”, a ação livre do “eu”, é a ação de Real Felicidade, Amor, Completude, Compaixão. Isso não tem nada a ver com o que o pensamento tem construído nessa ideia de ser bem-sucedido, de sucesso. Estamos lhe dizendo que, nesse momento, é possível a descoberta da constatação daquilo que é você em seu ser, desta tomada de ciência de sua Natureza Essencial, de sua Natureza Divina.
É interessante quando as pessoas perguntam: “como agir de forma correta?”; “como tomar a ação correta?”. Nós temos inúmeras perguntas e, nesse estado psicológico, egocêntrico de ser “alguém”, nós jamais encontraremos respostas para essas perguntas, porque esse próprio estado está criando todos esses problemas, toda essa confusão.
O propósito desses encontros nossos aqui está em olharmos juntos para a possibilidade do Florescer da Verdade sobre quem nós somos. Esse é o Real Despertar da Consciência. Alguns também chamam de Iluminação Espiritual, o Florescer de sua Natureza Divina, a Verdade daquilo que É Você, quando a ilusão termina, quando não há mais ignorância. Isso é o fim do sofrimento, é o fim dessas complicações internas tão conhecidas de todos nós nesse modelo de identidade “egoica”.
Esse é o nosso trabalho aqui, com você, dentro desse canal. E também em nosso outro canal, chamado Marcos Gualberto. Depois você dá uma olhadinha também no nosso outro canal. Além disso, nós temos encontros online que ocorrem aos finais de semana. Sábado e domingo estamos juntos, olhando para tudo isso, investigando essas questões, trabalhando isso com você. Aqui você tem, na descrição do vídeo, o nosso link do WhatsApp para participar desses encontros online nesses finais de semana. Além disso, temos encontros presenciais e também retiros. Se isso é algo que faz sentido para você, fica aqui um convite, já deixa aqui o seu like, se inscreve no canal, ok? E a gente se vê! Valeu pelo encontro e até a próxima.