A pergunta é “como mudar de vida?”. Por que essa busca, ou essa procura, pela mudança? Por que essa necessidade de mudança? E o que significa essa mudança real de vida?
Se a sua intenção verdadeira é se deparar com a Felicidade, com a Liberdade, com a Paz, e, se você está em busca disso pela mudança de vida, compreenda que a questão toda, a questão básica, não é que a vida do lado de fora, ou a vida externamente, esteja precisando de uma mudança.
Aqui se trata de tomar um reconhecimento sobre quem Você é. Uma vez que você compreenda a Verdade sobre Si mesmo, haverá uma completa “mudança de vida”, porque haverá uma mudança interna de perspectiva; haverá um novo modo de se deparar com a vida, como ela, de fato, é.
O seu problema não é a falta de uma mudança de vida, o seu problema é o não reconhecimento dessa condição de identificação com essas flutuações psicológicas, com essas flutuações mentais que você tem.
Esse modo distorcido de se deparar com a vida, de se confrontar com ela, baseado em crenças, ideias, pensamentos e conflitos internos, psicológicos, é isso que faz com que a vida, aparentemente, se apresente de uma forma hostil, de uma forma difícil, de uma forma complicada.
Então, o trabalho real da mudança de vida está no fato da mudança interna. Essa quebra de identificação com a mente egoica, com essa condição psicológica tão comum no ser humano, o fim disso é o fim do conflito existencial. Isso eu chamaria de Real Vida, a Vida como Ela é.
Portanto, não se trata da mudança da vida, se trata da Compreensão da Verdade do que a Vida é, do que a Vida representa, do Mistério presente aqui e agora.
Então, tudo está baseado nesse conflito dessa egoidentidade, desse sentido de separação entre você e a vida, entre o que a mente diz sobre o que a vida é e essa rejeição, e essa luta.
Então, nosso trabalho juntos é um trabalho de Consciência da Verdade sobre quem é Você. Isso te coloca em direto contato com a Vida como Ela é. Então, não há essa necessidade de mudar de vida. A necessidade real aqui é a Compreensão, o Acolhimento, a Inteligência de lidar com a Vida como Ela é.
Então, isso seria “uma real mudança”, mas não é uma mudança dessas que a mente egoica espera, de que algo fora mude, de que algo externamente se ajuste a um padrão, baseado no medo, baseado no desejo.
É basicamente isso. Seu Ser está completo e a Vida é completa como Ela é. Como Ela é, não há conflito. Não há problema na Vida como Ela é, todo problema está nessa condição psicológica, da mente egoica presente.
Se isso é investigado, isso pode ser completamente descartado, essa ilusão pode realmente desaparecer. Essa é a real “mudança” que se faz necessária.