Olá, pessoal! Sejam bem-vindos a mais um encontro aqui em nosso canal. Deixa eu tratar com você hoje sobre algo que as pessoas têm ficado curiosas e perguntado a respeito. É sobre o Estado de Flow, o tão famoso Estado de Flow. Que Estado é esse? É o Estado de fluir, fluir com aquilo que está presente, aqui acontecendo, nesse momento.
E há essa tão grande procura, dentro da Psicologia Positiva, por esse Estado. O que se descobriu é que atletas, músicos, cientistas ou qualquer pessoa desenvolvendo uma atividade, de repente ela é como que tocada por um estado novo, psicológico, por um estado mental completamente inusitado, e a sua performance ali é de excelência.
Então, em Psicologia Positiva, se descobriu que é possível vivenciar um estado completamente novo e inusitado, um estado mental completamente extraordinário, fora do senso comum. E que relação isso tem com o nosso apontar aqui dentro dos nossos encontros?
Aqui, estamos trabalhando com você a questão do Despertar Espiritual, da Iluminação Espiritual, e é curioso dizer para você que essa Iluminação Espiritual é você se reconhecendo em seu Ser, em seu Natural Estado de Ser, e é claro que isso representa um estado mental completamente novo, inusitado, e nesse estado novo não há o sentido de um “eu” presente, de uma identidade presente, algo semelhante àquilo que já foi descoberto nesse assim famoso Estado de Flow. A palavra “flow”, em inglês, significa fluir, é estar em estado de fluidez, estar no fluxo, estar fluindo.
Então, olha que coisa interessante… Seu Estado Zen, seu Estado de Consciência, seu Estado Natural ou seu Estado de Flow, de fluir, é o mesmo Estado. Veja como é simples o que estamos sinalizando aqui dentro desses encontros, que nós chamamos de Satsang, que é esse apontar para o Despertar Espiritual, esse apontar para Você em seu Ser, que é Iluminação. Se trata do seu Natural Estado de Flow ou do seu Real Estado de Flow. Aqui, a diferença para a Psicologia Positiva é que a intenção é encontrar o estado, é entrar no estado. Então, há diversas técnicas sendo aplicadas, dentro da Psicologia, para você obter o estado.
Aqui, o ponto é que qualquer estado que você obtenha é intermitente – ele vem, ele aparece, depois desaparece. Então, isso é adotado como algo simplesmente normal. E, de fato, todo estado é assim: ele aparece e desaparece. Então, toda essa dedicação a se encontrar um estado é porque se sabe que, nesse estado, a condição psíquica, a condição de emoções, de sentimentos, de percepção da realidade, é completamente diferente, é algo completamente novo, de uma qualidade completamente extraordinária.
O problema que surge quando você encara o Estado de Flow como um estado alcançado, realizado por uma técnica, por um planejamento… É possível entrar? Sim, mas, como um estado, ele irá também desaparecer. E, aqui, eu quero lhe propor o seu encontro com a sua Natureza Divina, com a sua Natureza Real, com a sua Natureza Verdadeira. Esse encontro é o encontro com a Realidade do seu Ser, o encontro com a Realidade da Consciência. Esse encontro é o encontro com o fluir da Vida, aqui e agora, como Ela é.
Esse encontro, o que nada mais é do que uma Constatação do seu Ser presente, aqui e agora, como Consciência, é o seu Natural Estado de Flow, é o seu Natural Estado de fluir com a Vida como Ela é, aqui e agora.
Então, não se trata de um estado. Um estado é aquilo que aparece e desaparece. Você sabe que, em alguns momentos, você está num estado de bom humor, em outros, num estado de mau humor; você está num estado de alegria, num outro momento está num estado de tristeza; num estado de entusiasmo, no outro momento, de desânimo. Estados são assim. E aqui você também pode se encontrar num “estado de flow”, porque, naquele momento, você está escalando uma montanha, ou porque você está nadando, ou porque você está jogando xadrez, ou porque você está jogando futebol, ou pintando um quadro. Mas aquele estado desaparece e o seu ordinário estado surge, o que nada mais é que o estado da mente egoica, com essas alternâncias de alegria, tristeza, bom humor, mau humor, entusiasmo e desânimo.
Aqui se tratam de estados egoicos, enquanto que nesse momento de “estado de flow” você está sem o senso de uma identidade presente na experiência, o sentido do “eu” desaparece. Mas, como é um estado que apareceu, ele irá desaparecer.
A beleza da Iluminação ou Despertar Espiritual, da Realização do seu Ser, é que Você em seu Ser é Consciência. Consciência é uma outra palavra para Ser, e essa Consciência está fora do tempo. Portanto, não é um estado que aparece em razão de uma prática, de uma técnica. É como acontece com essa assim… procura ou busca pela meditação, porque já se descobriu que a meditação também te transporta ou te coloca num estado totalmente diferente do estado ordinário da mente egoica, dessa mente conflituosa, dessa mente em guerra com ela mesma, dessa mente em contradição.
Então, as pessoas ficam dentro dessa procura ou dessa busca pelo estado da meditação. Isso porque elas encaram a meditação como um estado, como um estado a ser alcançado, e, de fato, elas já descobriram que é um estado, porque quando elas meditam, elas adentram a esse estado, mas quando param de meditar, a meditação desaparece, e com o desaparecimento da meditação, desaparece também o estado, e elas voltam ao seu comum estado ordinário de egoidentidade, dentro dessa dualidade, como eu disse agora há pouco: alegria e tristeza, entusiasmo e desânimo, medo e coragem, e assim por diante.
Mas a Meditação não é isso. A Meditação é o contato com sua Realidade, que é o seu Ser, mas nesse contato, o sentido do ego desaparece… mas ele não desaparece como na experiência de um estado, como acontece nesse assim chamado “estado de meditação” ou nesse “estado de flow”. Esse desaparecimento desse centro, na Meditação, é a Constatação de que não existe nenhum centro. O conhecimento desse “eu”, na Meditação, é a Constatação de que esse “eu” não é real aqui e agora.
É por isso que eu trato aqui com vocês daquilo que eu denomino de Real Meditação, diferente daquilo que é conhecido como “meditação”, através de práticas, através de técnicas, através de algum mecanismo, isso assim sendo alcançado com o nome de meditação, porque Meditação é o seu Ser se revelando, aqui agora, como o Natural Estado de Ser, que não é propriamente um estado; é, na verdade, a ausência do estado egoico, a ausência da mente egoica, a ausência de todos os estados, a ausência do sentido de separação, a ausência do sentido de dualidade.
Então, quando nós aqui nos referimos ao Estado de Flow é preciso que se compreenda que eu tenho me referido a esse Estado como o Real Estado de fluir, de fluição. O Real Estado de Flow é um Estado de ausência de separação entre você e a Vida, entre você e a Realidade, entre você e o que está aqui e agora acontecendo.
Então, o que as pessoas estão buscando é algo semelhante àquilo que você encontra quando você entra numa perfumaria e eles te dão uma pequena fita de papel de alta absorção. Eles borrifam ali um perfume, e aquele papel é feito de tal forma que ele não altera aquela fragrância em nada. Então, você tem apenas uma amostra que leva até o nariz, uma amostra do perfume, e você percebe a delícia do perfume, se encanta pelo perfume, fica tocado por aquela fragrância, Mas você não tem o perfume; você tem uma amostra disso.
Então, eu tenho comparado o “estado de flow” e também esse estado assim conhecido como “estado de meditação” – o que se alcança por práticas e técnicas, no caso da meditação, e também por técnicas de atividade e de imersão na atividade daquilo que se está fazendo, como acontece e é prescrito para o “estado de flow” – a simplesmente ter nesse “estado de flow”, que é um estado, ou a ter nesse “estado de meditação”, que também é um estado, uma amostra. Ser tocado naquele instante, naquele momento, pelo estado é como sentir o perfume naquela pequena fita de papel absorvente, mas você não tem o perfume. Compreendem isso?
O Estado de Flow é Real como seu Estado de fluir, essa fluição, esse Estado Natural de Ser Pura Consciência, Atemporal Consciência, aqui e agora, com a Vida como Ela é. Isso é o que eu chamaria de Real Estado de Flow. Isso é o que eu chamaria de Real Estado de Meditação.
Aqui, em nosso canal, eu tenho falado sobre isso. É preciso que você tenha isso muito claro para si mesma, para si mesmo. A Iluminação Espiritual, o Despertar de sua Natureza Divina, é o aparecimento desse Natural Estado, a Realidade do seu Ser se revelando, a Verdade Divina que Você é aqui agora, seu Estado Real de fluir com a Vida. Agora, quando nos referimos à Iluminação Espiritual, não podemos excluir, dentro desse processo de Realização da Verdade sobre quem Você é, o trabalho do Despertar da Kundalini.
O seu corpo precisa de uma mudança, de uma profunda mudança psicofísica, para que esse Natural Estado, que aqui eu vou chamar agora de Real Estado de Flow ou Real Meditação, se assente. É necessário que haja uma mudança nesse organismo, nesse corpo-mente, e eu tenho chamado isso aqui de “o Despertar da Kundalini”. Então, nós temos também aqui em nosso canal uma playlist ampla sobre esse assunto, sobre o Despertar da Kundalini.
Então, quando nos referimos à Iluminação, é necessário um trabalho para ir além desse falso centro, desse falso “eu”, para a Realização do seu Natural Estado de Ser, que é o seu Real Estado de Flow, que é o seu Natural Estado de Real Meditação. Isso está presente em razão desse trabalho, como resultado desse trabalho, que é o Despertar dessa Energia chamada Kundalini. OK?
Esse é o assunto aqui em nosso canal. Se isso é de seu interesse, se você pretende aprofundar isso e Realizar a Verdade que Você é, que é Amor, Paz, Liberdade, Felicidade, e isso aqui e agora, se inscreve aí em nosso canal, deixa o seu “like” e vamos aprofundar isso juntos. OK?