Olá, pessoal! Sejam bem-vindos a mais um encontro aqui em nosso canal. Kundalini… O que é Kundalini? O que significa Kundalini? Kundalini é a Realidade do seu Potencial Divino para a Iluminação Espiritual, para o Florescimento do seu Ser. Há algo, em você, que carrega o Potencial desse Despertar, o Despertar de sua Natureza Divina, de sua Natureza Verdadeira, de sua Natureza Real. Só que Isso que você tem de Si mesmo está adormecido ou dormindo.
Segundo a ciência da yoga, Isso é algo que dorme na base da coluna e, quando Isso desperta em seu corpo prânico, Isso sobe criando uma mudança psicofísica nesse organismo, nesse mecanismo.
Então, simplificando: o Despertar da Kundalini significa o Despertar desta Energia Divina, desse Potencial Divino que você tem em si mesmo, para que esse sonho de separação, de identificação egoica, seja completamente desfeito, completamente destruído.
Existem diversos termos muito técnicos sobre Isso, e, se você tem interesse, você pode ler livros sobre Isso, o que, na verdade, eu desaconselho, porque aqui o que eu lhe aconselho é trabalhar em si mesmo essa questão da Meditação, que é o Despertar desta Presença.
Você pode ficar, teoricamente, lendo sobre como dirigir um carro e nunca se assentar ao volante e começar a praticar, ou você pode, com uma pequena base muito teórica – se o instrutor te mostra o volante e os pedais e o câmbio –, começar a praticar. Eu quero lhe indicar isso aqui.
Nesse canal, nós estamos trabalhando juntos essa questão do Despertar da Kundalini. Isso é mais do que a teoria do que Isso representa ou do que Isso significa. Mas é muito, muito mais! Então, nós deixamos de lado o livro sobre como dirigir e começamos realmente a entrar em contato com os pedais, o volante e o câmbio, para que o carro possa, de verdade, andar.
A Realização é algo assim. O que eu tenho percebido é que nós passamos muito tempo dentro de aspectos teóricos, nunca num contato direto com um trabalho que realmente se faz necessário. A nossa proposta aqui é que você se aproxime do seu Ser, que é Consciência, que é Presença, que é Kundalini, que é esse Despertar da Kundalini.
Veja, o caminho prescrito por Ramana Maharshi é o caminho da autoinquirição. O que é basicamente autoinquirição? Essa pergunta tem uma grande relevância dentro desse Despertar Espiritual ou desta Iluminação Espiritual. Autoinquirição é o contato com quem sou eu, com aquilo que se passa aqui e agora nesta “pessoa” que você acredita ser.
Esse contato com a Verdade do seu Ser é o contato com a sua Realidade Divina. Através da autoinvestigação, da Atma Vichara, você pode tomar ciência da Verdade do seu Ser. Esse Autodescobrimento, essa Autoconstatação, lhe coloca num direto contato com a Verdade, com esse Florescimento, com esse Despertar.
Então, essa Energia – ainda respondendo à sua pergunta: “O que significa?” –, o Despertar dessa Energia começa a operar uma mudança psicofísica nesse mecanismo, nesse organismo, quebrando os padrões para essa egoidentidade, os padrões dessa egoidentidade, todos eles assentados no condicionamento social, cultural e na própria estrutura das células.
A quebra desses padrões egoicos… Quando essa energia sobe, há uma quebra desses padrões. A quebra desses padrões é o fim para o sentido de separação ou de dualidade entre você e a Vida, entre você e Deus, entre você e a Realidade.
Então, a pergunta aqui é “quem sou eu?”. Portanto, “quem sou eu?” é esse volante. A auto-observação, a observação direta do movimento da mente, é essa atenção quando você passa a primeira marcha e entra em contato com os pedais para que o carro possa começar a se movimentar.
Esse contato consigo mesmo através da autoinquirição é o que eu tenho chamado de Meditação, Real Meditação ou Meditação Real. Isso é a base para o Autoconhecimento, para esse Reconhecimento de sua Verdadeira Natureza Divina, de sua Verdadeira Natureza Real, o que representa o fim para o ego, para esse “mim”, para esse falso centro; esse “mim”, esse “eu”, esse ego, que significa inveja, medo, ciúme, desejos, contradições, conflitos, ansiedade, preocupação, sofrimento.
Então, é de vital importância esse contato com o seu próprio Ser através da autoinquirição. Esse contato com seu próprio Ser é o contato com este Poder. Essa Energia Divina está ai, mas, apesar de ter calor, Ela não tem calor suficiente ainda para incendiar. A autoinquirição, a auto-observação, irá colocar calor nesta Energia, para que Ela possa operar uma mudança nesse mecanismo, nesse organismo.
Quando Kundalini, que é essa Energia, incendeia através da autoinquirição… Aquilo que na Kundalini Yoga se procura fazer através de asanas, que são as posturas físicas, através de mudras e pranayama, e outras técnicas, aqui é pela autoinquirição.
Essa autoinquirição traz o calor para que essa Energia incendeie, se torne viva, de uma vitalidade tal que Ela possa realmente subir pela coluna, dentro desse corpo prânico, e operar uma mudança completa nessa estrutura corpo-mente, atingindo os chakras, esses vórtices de energia, e colocando o corpo dentro de uma posição completamente nova para que esse Estado de Liberação ou Iluminação possa assumir.
Está claro isso para você aí? Ficou claro? O Despertar da Verdade do seu Ser ocorre em razão de uma mudança necessária nesse mecanismo, nesse organismo. Seu corpo precisa de uma mudança, de uma mutação. O próprio cérebro precisa dessa mutação, dessa mudança, dessa transformação, para que algo novo esteja presente.
Vou dar só um exemplo para você da condição comum, ordinária, que é a condição do ser humano dentro do seu padrão de egoidentidade ou de consciência de sonho, de sono. Repare, as pessoas escrevem e perguntam “o que faço com os pensamentos?”. Repare, os pensamentos vivem de uma forma muito veloz dentro de você. Não há espaço de silêncio, não há quietude interna, porque os pensamentos vivem alvoroçados, eles são inquietos. Você vive sempre num processo puramente mecânico, inconsciente, de pensamento. Os pensamentos estão jogando o tempo inteiro dentro de você, criando sensações, impressões, alimentando e produzindo sentimentos e emoções, as quais você não deseja, as quais você não gostaria de ter.
Então, você não tem o mínimo controle sobre esse processo puramente automático e mecânico, que é esse movimento inconsciente da mente, e eu digo “inconsciente” porque é o estado comum da consciência ordinária, da consciência de sonho que a humanidade vive.
Quando o Florescimento do seu Ser acontece, através do Despertar da Kundalini, algo inteiramente novo começa a surgir, um espaço se abre, um silêncio chega, então as próprias células do cérebro começam a trabalhar de uma forma diferente; há uma mudança nas próprias células cerebrais, na própria estrutura mecânica desse órgão tão importante que é o cérebro.
Mas isso acontece, na realidade, no corpo inteiro! Seu corpo se torna apto para a “morada” desta Presença, desta Consciência. Na realidade, esse Coração interno, esse Coração espiritual, na linguagem de Ramana, já é a morada, já é a fonte do seu Ser, Daquilo que Você é.
Então, essa Energia sobe, chega ao alto da cabeça, coloca em funcionamento um centro muito especial chamado “Sahasrara”. Segundo Ramana, essa Energia desce e depois se assenta no Coração, e só então essa Emancipação aconteceu, esta Liberação aconteceu, esta Iluminação definitiva e completa aconteceu.
Então, a relação entre Kundalini e Iluminação é algo muito íntimo. Então, o que significa? Foi essa a pergunta: o que significa Kundalini? O que é Kundalini? Kundalini é Você em seu Ser, em seu Estado Divino, em seu Estado Natural. Ramana dizia “nós chamamos de Shakti, Kundalini, Deus, Consciência”, mas estamos nos referindo à mesma coisa, à Verdade do seu Ser, à Verdade de sua Realidade Divina.