O Despertar da Consciência | Ramana Maharshi, Eckhart Tolle, Nisargadatta

Olá, pessoal! Sejam bem-vindos a mais um encontro aqui em nosso canal. O que é Iluminação Espiritual? Essa é uma pergunta muito frequente… O que é Iluminação Espiritual? Iluminação é o Despertar do seu próprio Ser – essa é uma outra expressão para o Despertar da Consciência.

Então, Iluminação Espiritual é a ciência da Verdade sobre quem Você é. Assim, colocado de uma forma direta, parece muito simples. De fato, estamos lidando com algo simples, mas não necessariamente com algo fácil.

A compreensão direta Disso, sem toda essa noção verbal, intelectual, livresca, isso de fato não é nada fácil, embora o princípio seja muito simples. Iluminação Espiritual é o reconhecimento da Verdade sobre quem Você é, a Verdade sobre Você, a Verdade do seu Ser, de sua Natureza Verdadeira, Aquilo que um dia foi constatado por Ramana Maharshi, por Buda, pelo Cristo… a Verdade do seu próprio Ser, sua Verdade Divina, o que foi constatado por Nisargadatta, por Eckhart Tolle… É sempre a Verdade que Você é, aqui e agora.

O seu Estado Natural é o Estado livre do medo, livre do sofrimento, livre de todos os conflitos e contradições psicológicas, algo muito presente e muito comum na mente egoica. Então, Iluminação é Você em seu Ser, livre desta mente egoica, deste sentido de dualidade ou separação, que basicamente é conflito.

A ideia “eu e o mundo”, “eu e o outro”, é conflito. É disso que estamos tratando dentro desses encontros. Nossas colocações aqui para você são exatamente a respeito disso. Você precisa tomar ciência da Verdade sobre quem Você é, da Verdade do seu Ser, da Verdade de sua Natureza Divina. A ciência Disso, a consciência Disso é a Iluminação Espiritual ou o Despertar Espiritual. Se Isso é assumido, o sofrimento termina; se isso é assumido, a Felicidade Real é compreendida, não é mais buscada em objetos, em experiências, em sensações, em desejos.

Seu Ser é, por natureza, Felicidade; seu Ser é, por natureza, Presença, Consciência, Inteligência. Então, o que é Iluminação? Iluminação é Você em seu Ser, é Você como Consciência, é Você como Presença, é Você como Felicidade.

É muito comum a experiência egoica, desse sentido de separação, ser vivenciada como medo, por exemplo. Então, a perspectiva do medo, a visão do medo, esse sentir do medo é algo muito comum. Ele se baseia na ilusão da dualidade, da separatividade. Quando há esse sentido de separação, há necessariamente medo.

Quando há esse sentido de separação, existe naturalmente esse vazio existencial. Então, estados como ansiedade, depressão, angústia, solidão, tédio, são inerente a essa mente dualista, a essa mente separatista, a essa mente egoica.

É possível viver livre, por exemplo, da depressão? Sim, porque o seu Estado Real de Ser não conhece depressão. Depressão é um estado psicológico, um estado da mente egoica. Além de toda configuração psicofísica presente nesse estado, há esse forte elemento de sentido de separação, de sentido de dualidade, que é o sentido egoico.

Então, estamos lidando com algo mais do que uma doença, estamos lidando com algo com um fundo, com uma base, dentro desse tempo psicológico criado pelo pensamento, algo inerente a essa egoidentidade, a esse sentido de separação entre você e a vida, entre você e o mundo, entre você e o outro, entre você e Deus.

A Constatação da Verdade sobre quem Você é, é Iluminação. Nesse Estado Real, Natural, não há inveja, não há ciúme, não há ansiedade, não há medo, não há esse sentido de separação, não há depressão.

É algo a ser constatado por você, dentro de um trabalho direto em si mesmo, em si mesma, e esse é o nosso convite dentro desse canal. Aqui, o convite é para o Despertar, para a Constatação dessa sua Realidade Divina, desta sua Realidade de Deus, que Você é aqui e agora.

Você nasceu para Realizar seu Estado Natural. Nesse seu Estado Natural, não existe nenhuma separação entre Você e a Vida, entre Você e Deus. Alguns chamam Isso de Iluminação, outros chamam Isso de Despertar, outros chamam Isso de Realização de Deus. Estamos falando da Verdade sobre quem Você é, que precisa ser assumida, e só pode ser assumida por Você, porque Você é Isso. Se não assume, você continua se identificando com todo esse projeto construído em torno dessa imagem que o pensamento fabricou, que o pensamento construiu, imaginou, sobre quem você é.

Então, a ideia sobre quem é você, toda ela é uma construção do pensamento, é uma imagem produzida pelo pensamento, em sua imaginação, sobre você.

Você está assumindo o que você não é e, por inconsciência, por ignorância, está rejeitando ou anulando a Verdade de Ser O que você nasceu para Ser.

Assim, a presença desse trabalho, que é a presença da Graça Divina, vem sinalizar para você a oportunidade desse Florescer, desse Despertar. Essa foi a minha vivência, a minha experiência, no contato com esse trabalho, diante do meu Mestre, diante de Ramana Maharshi. OK? Podemos ficar por aqui. Até a próxima!

Maio de 2022
Gravatá – PE, Brasil