Muito bem! A palavra “Advaita” significa não dualidade. Então, eu queria tratar um pouco desse assunto aqui com você; sobre Advaita Vedanta e a não dualidade.
Então, basicamente, o que é isso? Só há uma Realidade! Colocando aqui, assim, de uma forma muito básica, muito simples, só há uma Realidade: é a Realidade Divina! Tudo mais são ideias, tudo mais são crenças. Então, o que o pensamento produz sobre essa única Realidade Divina são crenças.
O sentido de separação ou de dualidade, portanto, é algo produzido pelo pensamento, porque não existe a dualidade, a psicológica dualidade que o pensamento, em sua imaginação, tem produzido.
Então, basicamente, a Verdade é a Verdade Divina. Só há Deus, só há essa Presença, ou essa Consciência, e Ela é não dual. Essa é basicamente, também, de forma bem natural, a sua Natureza Verdadeira. A Natureza do nosso Ser é a Natureza Não Dual, Divina. Então, a Natureza do Ser é a Verdade de Deus.
Por isso, esse assunto, ou aquilo que tratamos em Satsang, é algo fundamental. Você sabe: a palavra “Satsang” significa “encontro com o Real”, ou “encontro com a Verdade”, e esse encontro com a Verdade não é nada além dessa constatação da Verdade não dual do seu Ser.
A grandiosidade disso, a singularidade disso, é o fato de que não há nada separado Daquilo que é Deus, não há nada separado Daquilo que é esse Ser. Isso é algo muito singular, porque tratamos aqui, então, da Felicidade inerente à Realidade Divina, ou a Paz inerente a essa Realidade Divina. E quando falamos, então, de Deus, estamos falando Daquilo que Você é.
A constatação direta Disso, essa visão direta Disso, que é Meditação, que é o seu Ser, que é essa Consciência, isso é o fim para toda contradição e para todo o conflito produzido pela crença na dualidade, pela confiança que se dá à dualidade, a esse sentido de separação.
Então, o que Você é, é Aquilo que Eu sou, e Isso é Aquilo que Deus é, porque Isso é a única Realidade presente. Então, tudo mais que presenciamos pelos sentidos está dentro desta única Consciência, desta única Realidade, desta única Não Dualidade.
Então, onde há espaço, portanto, para o conflito, para o sofrimento, para essa ilusão da separação? Veja, tudo isso é algo produzido pelo pensamento. Então, é necessário compreender o fim do pensamento, e aqui falamos desse pensamento dualista, desse pensamento que está produzindo esse sentido de separação.
Como uma manifestação existencial, o pensamento é só um fenômeno, algo, na verdade, inofensivo, mas quando esse pensamento fica a serviço dessa crença, dessa confiança que se dá a essa separação entre “eu” e o mundo, “eu” e Deus, “eu” e a vida, nós temos o conflito.
Então, eu quero lhe convidar a constatar Isso, a constatar a Verdade do seu Ser, a Verdade de sua Natureza Divina. Isso é possível em um trabalho direto em Satsang. É necessário ter um foco nessa direção, e tem que ser um foco muito claro nessa atenção sobre si mesmo, naquilo que se passa aqui e agora, naquilo que está criando essa postura ou essa posição ilusória de separação, criando essa falsidade, criando essa ilusão.
Então, o trabalho de Autorrealização ou o trabalho real de Autoconhecimento – e aqui é conhecimento no sentido de constatação direta do seu Ser, Daquilo que Você é – tem como propósito isso: revelar a Verdade do seu Ser, revelar a Verdade não dual, que é a sua Natureza Divina.
Então, Advaita Vedanta, na Índia, é conhecido como a ciência que investiga isso, que explora esse assunto, que se aproxima disso através de uma investigação, através de uma observação. Então, existe esse aspecto mais teórico e existe esse aspecto mais direto. Veja, a importância da autoinvestigação é que isso lhe coloca frente a frente, de uma forma direta, com Isso. Então, a ciência que trata da importância desse trabalho, na Índia, é conhecida como “Advaita Vedanta“.
Então, quando tratamos, aqui, da questão da não dualidade, estamos tratando desta ciência: a ciência da Verdade do seu Ser, a ciência da Verdade de quem Somos, a ciência da Verdade de sua Natureza Divina.