A minha recomendação para você é para que você viva livre e se mantenha livre de ocupações psicológicas.
A base de toda preocupação são essas ocupações psicológicas. Tudo que a mente faz é construir ocupações psicológicas, e, com isso, ela sobrevive, dentro dessa condição dela.
A Liberdade de Ser o que Você é o livra completamente dessa ocupação psicológica e, portanto, o livra de toda forma de preocupação. A preocupação é algo que é só uma antecipação do pensamento a alguma situação negativa que pode ocorrer, mas que não, necessariamente, irá ocorrer.
O que eu quero dizer é que muitas das ocupações psicológicas que você tem, podem ou não acontecer, e o pensamento vive construindo isso o tempo todo.
Uma das estratégias do ego, dessa falsa identidade, é se manter vivo pelo sofrimento, e o pensamento de antecipação de algo negativo, que é o que produz preocupações, é uma das formas que a mente egoica se utiliza para se manter viva aí.
A medida para isso é, mais uma vez, se tornar cônscio desse movimento, que é o movimento dessa egoidentidade, que é o movimento desse falso centro, desse falso “eu”. A mente vive e se alimenta de conflito. O ego vive e se alimenta de problemas, e pensamentos são problemas. A sua Natureza Real, a sua Natureza Verdadeira, dispensa o movimento do pensamento. Ela é assertiva em lidar com aquilo que acontece aqui e agora. Ela sempre, de uma forma inteligente, viva, real, sabe e pode lidar com aquilo que acontece aqui e agora.
Mas o que o pensamento faz? Por uma questão de hábito, já há muito tempo você vem se identificando com esse processo de pensamentos, em especial de pensamentos negativos, de fracasso, de derrota, de inadequação, de não resultados… Mas, na verdade, o pensamento é sempre pensamento. Quer seja positivo ou negativo, ele é algo, na verdade, inútil, do ponto de vista da Consciência, do ponto de vista da Realidade.
Aprender a lidar consigo mesmo, aprender a responder ao desafio que se mostra aqui e agora, é algo que você precisa fazer e é algo que, naturalmente, acontece quando você está em seu Ser. É algo preciso, é algo completo, é algo sem sofrimento.
Então, a minha recomendação para você é: viva sem preocupações! Viva livre da mente! Viva em seu Ser! Permaneça em seu Ser! O Silêncio é o resultado disso. O Silêncio é aquele que lhe traz, de uma forma direta, a resposta adequada a essa ou aquela situação.
A Vida é completa! Uma vez que você se renda ao Divino, se renda à Verdade, Ele cuidará de tudo. Em outras palavras, Deus é a Verdade do seu Ser. Deus é a Verdade em tudo, e é Ele quem cuida de tudo. Que espaço, que lugar, tem a sua preocupação, sua ansiedade? Que lugar, que espaço, tem o seu modelo de pensamento? Portanto, abandone o pensamento! Viva em seu Ser! Então, toda ação será a ação da Graça, será a ação da Inteligência, será a ação da Verdade.
Nós não podemos mudar o que foi, e, em nossa ilusão – eu digo na ilusão que o pensamento constrói, falando aqui como um representante da humanidade –, nós temos construído um modelo no qual acreditamos que somos capazes de fazer as coisas. Isso não é verdade! Só há um Poder fazendo tudo, só há um Poder resolvendo tudo, solucionando tudo e colocando, também, tudo em xeque, e fazendo como sempre lhe apraz. Esse Poder é o Poder Divino, é o Poder da Graça, é o Poder da Verdade! Permaneça aí, permaneça Nela, e tudo encontra o seu lugar certo, seu lugar adequado.
Portanto, não se preocupe. Confie na Graça, renda-se à Verdade. Viva a Verdade e seja Feliz. Essa é a sua Natureza, para isso você está aqui: para viver Isso, para viver a Verdade, para viver em Deus!