O fato é que não acolher a Vida como Ela é significa viver em conflito. Essa “vida em conflito” é viver em problemas. Agora, o não acolhimento da Vida, como a Vida é, representa uma ilusão. Portanto, todos os problemas são ilusões.
Quando a mente se depara com o que é e confronta, rejeita, luta contra, resiste, ela está cultivando ilusórios problemas. Essa é a condição da mente egoica.
Os problemas que você tem na vida não são problemas. O que você tem na vida são aparições que logo irão desaparecer. Aparecem por um tempo e depois desaparecem.
Então, aquilo que você chama de problema é a mente em resistência a essas aparições. Portanto, todos os problemas são ilusórios, porque todos eles estão baseados naquilo que a mente está construindo, naquilo que o pensamento está sustentando. É o pensamento em resistência, é o pensamento em luta, é o pensamento em conflito.
Então, todos os problemas são ilusórios, porque todos estão baseados nessa luta, nesse conflito, nessa resistência, nessa proposta construída pelo pensamento. São ideias, construções do pensamento.
Você se depara, sim, com adversidades, com complexidades, com dificuldades, mas isso não é problema, não representa qualquer sofrimento. O sofrimento surge quando a mente projeta sobre isso alguma coisa. O que, na verdade, você tem ali é uma adversidade, uma complexidade, uma dificuldade, um desafio, mas o pensamento transforma aquilo num conflito interno, com base na luta, na resistência, então você se depara com um problema. Mas todos os problemas são ilusórios!
Aquilo que está aqui e agora, daqui a algum tempo, irá desaparecer, porque é a natureza de tudo sofrer mudanças. Então, não transforme uma dada situação num problema de ordem psicológica, num sofrimento, e é isso o que o ego tem feito.
O seu trabalho de descobrir a Verdade sobre Si mesma, sobre Si mesmo, é o trabalho do descarte dessa egoidentidade, e, portanto, é o descarte do sofrimento, desse sofrimento psicológico, desses problemas ilusórios, todos eles construídos pelo pensamento. Está claro isso?
Da próxima vez que você se deparar com uma dificuldade, não transforme isso num problema, criando qualquer resistência. Atenda àquilo sem resistência, então você estará diante de uma dificuldade e não de um problema, de um sofrimento, de um conflito psicológico.
Mas é necessário trazer Consciência para este instante, é necessário trazer atenção para este momento, para que não haja resistência, para que o conflito não se estabeleça, para que o sofrimento não se posicione.
É assim que se vive inteligentemente, sem conflito, sem sofrimento, sem resistência, sem esse sentido de separação entre esse “eu” e aquilo que se mostra, sem essa dualidade entre “eu” e essa aparição, que, no caso, é uma dificuldade, um desafio, uma adversidade, uma complexidade. Tudo bem?