O que nós estamos querendo lhe propor, em Satsang, é a vivência do seu Estado Divino, a vivência do seu Estado Real. Esse Estado Real, eu tenho chamado de Estado Natural.
Veja, tudo o que você experimenta é impermanente. Não há permanência alguma em nenhuma parte. Não existe nada permanente! Tudo é impermanente! Os estados que você vivencia são impermanentes, então isso não pode ser parte de sua Natureza Verdadeira, de sua Natureza Real.
Tudo aquilo que você vivencia em sua experiência, como um entidade separada, se mostra impermanente. Naturalmente, porque nenhuma dessas experiências faz parte do que Você é.
Sua Natureza Real é imutável! Os estados que você experimenta são mutáveis. As sensações, as percepções, as experiências, todas elas são mutáveis, enquanto que o seu Ser permanece sem ser tocado pela mudança.
O trabalho de Autorrealização é o trabalho da Constatação da Verdade imutável do seu Ser, da Realidade inatingível do seu Ser. Então, quando tratamos com Aquilo que somos, estamos lidando com Aquilo que é imutável, e quando estamos tratando com experiências, com sensações, com estados e percepções, estamos lidando com aquilo que muda, com aquilo que é mutável, com aquilo que é impermanente, com aquilo que não tem permanência.
Então, esse convite a esse trabalho interno é o convite à Constatação da sua Natureza Divina, de sua Natureza Real, de sua Natureza Imutável, porque somente esta Natureza Divina, que Você é, permanece quando tudo desaparece. Então, permaneça Naquilo que Você é. Permaneça Naquilo que não pode ser tocado pela mudança.
O pensamento é tocado pela mudança, o sentimento é tocado pela mudança, os estados – tristeza, alegria, prazer, dor – tudo isso é tocado pela mudança. Agora, Aquilo que Você é não muda, aquilo que Você é permanece imutável. Essa é a sua Natureza Verdadeira, essa é a sua Natureza Divina.
Permanecer nesse Espaço é permanecer no Silêncio do seu Ser. Essa é a Verdade de Deus sobre Você, sobre quem Você é.
Na Índia, eles chamam de Sat-Chit-Ananda – Ser, Consciência e Felicidade. Essa é a sua Natureza Divina! Permanecer aí é permanecer Naquilo que não muda. Tudo o mais é impermanente, apenas Isso permanece imutável!