O seu corpo é um território amplamente desconhecido, assim como aquilo que você chama de mente. Você tem que acolher, receber e explorar isso, se familiarizar com isso, então irá ver todas as contradições e tensões, toda a riqueza dessa teia admirável que o pensamento, em sua imaginação, construiu. Só então você Despertará para a Sabedoria, para a Compreensão da Verdade sobre quem Você é!
Nós podemos contar nos dedos os Sábios, os Seres Realizados, existentes no planeta neste momento da história humana, porque são muito poucos os que têm interesse real na Sabedoria, na Verdade, em Se reconhecer, em saber realmente o que é Deus ou onde Ele está. O interesse da mente é outro! O interesse da mente é no seu sonho e na continuidade dele. Neste mundo, o Sábio, Aquele que está Realizado, é o único que vive realmente. Todos os demais estão contaminados!
A inconsciência, a ilusão sobre Si mesmo, é a mais grave pandemia da história da humanidade! Isso é assim desde que o mundo é mundo, e nenhum cientista encontrou uma vacina para isso ainda. Apenas aquele que Realizou Deus, a Verdade sobre Si mesmo, sabe o que significa viver sem esse vírus da ilusão da ignorância, do sentido de separação.
Na mente, você não faz ideia do que é a vida fora da mente, do que é a vida de um Ramana, de um Osho, de um Jiddu Krishnamurti, de um Buda, de um Ser Realizado – não há conflito, não há contradição, não há medo, não há desejo, não há sofrimento, porque não há ignorância, não há mente. Toda essa dinâmica de conflito interno, todas essas contradições e tensões que estão presentes na mente egoica (medo, fobia, tédio, solidão, culpa, desejo), tudo isso desaparece!
Agora, você tem que receber, explorar, se familiarizar com essa teia de contradições, com tudo que se passa dentro de você, olhando diretamente para isso, sem fugir disso, e a mente é muito hábil em fugir, ela é expert em fazer isso. Há milênios a mente vem fugindo! Ela substitui a dor de uma falta pela recompensa de algo para substituir aquilo, aí a dor parece desaparecer. Na verdade, o que a mente fez foi mais uma vez fugir.
Por isso que as pessoas vivem dessa forma, trocando de namorada, de marido, de casa, de bairro, de cidade, de trabalho. Elas vivem trocando tudo! Elas acham que a solução vai acontecer lá na frente. Elas dizem “minha vida não é boa agora, mas será melhor quando eu conseguir aquilo!”, aí, quando conseguem, veem que aquilo não deu certo, então a mente diz “é porque faltou um pouquinho mais de esforço. Você agora só tem que mudar! É por aí mesmo, casando-se você será feliz!”.
A mente diz todo tipo de coisa dentro da sua cabeça, mas você não percebe que tudo isso é um grande truque cultural, social. A mente é totalmente mundana! Ela pensa como a cultura, como a sociedade, ela gira em torno dos projetos já conhecidos; é algo muito previsível! O que não se percebe é que há um emaranhado enorme, uma enorme teia de contradição, de conflito, nessas buscas, nesses desejos, nesses sonhos, nesses projetos. É sempre a mente indo para fora.
Há uma indescritível Liberdade em seu Ser, que nada pode substituir. Nenhuma sensação, nenhum prazer, nenhum objeto externo, nenhuma realização externa pode substituir Isso, mas você tem que se familiarizar, explorar internamente o que acontece, ver tudo isso. Você precisa ver como é que se move esse centro falso, essa falsa entidade que está condicionada a pensar, a agir, a sentir, a falar dessa ou daquela maneira. Temos que ver toda a riqueza de diversidade daquilo que chamamos de “eu”, e isso, normalmente, nós evitamos. Evitamos porque é o movimento da mente evitar.
Participante: Você recomenda meditação?
Mestre Gualberto: Sim! Mas você precisa compreender realmente o que eu chamo de Meditação. Meditação é a chave, mas o que é Meditação? Se não se compreende o que realmente significa Meditação, isso também se torna parte de um grande e absurdo projeto de fuga. Meditação é você em seu Ser, em seu Estado Natural. Meditação significa viver livre da mente, viver completamente fora de todo conflito que o pensamento produz. Isso é Real Meditação, e não uma prática de 30 minutos!
Meditação significa trazer consciência ao seu viver, momento a momento, aproximando-se e explorando tudo que se passa dentro, sem fugir. Você está indo ao trabalho, dirigindo o carro, caminhando, conversando e, nesse momento, você está inteiramente cônscio de si, de tudo o que se passa.
Eu tenho trabalhado muito aqui, com todos os que se aproximam, essa questão da Real Meditação, porque é a única coisa que importa. Apenas a Real Meditação já é suficiente, unicamente Ela faz tudo e, quando Ela está, você desaparece.
Por 21 anos, aos pés do meu Mestre, a única coisa que ele me mostrou foi o significado de viver livre de tudo que o pensamento constrói sobre quem você é, sobre quem é o outro e sobre o que está acontecendo no mundo. Tudo que o meu Guru me mostrou foi como não confiar em absolutamente nada que o pensamento diz. A Meditação o faz ver todo esse emaranhado de sensações, sentimentos, emoções, aquilo que eu chamei de “riqueza de diversidade” do que chamamos de “eu”. Estar desvencilhado disso por completo, por inteiro, livre do senso de uma entidade presente nessa experiência aqui e agora, livre da ilusão de uma identidade presente: isso é Meditação!
Isso significa não se importar com o “sonho”. Você deixou de ser o executor, o autor das ações, aquele que se importa com os resultados, pequenos ou grandes, daquilo que acontece. Você está dando boas-vindas a tudo que aparece, momento a momento, e tudo surgirá de uma forma espontânea e livre, diante de um olhar que será Pura Inteligência, que não interfere. Eu poderia chamar isso de “o olhar da Consciência” ou “o olhar de Deus”, do Deus que Você é, dessa Consciência que Você é, dessa Inteligência que Você é!