Você sabe o significado da expressão “fim da dualidade”? Significa o fim da ilusão de que há duas coisas, de que tem você de um lado e a Vida do outro, você de um lado e Deus do outro. Então, o fim da dualidade é o fim dessa ilusória separação entre você e Deus, entre você e a Vida, entre você e a Inteligência, entre você e a Paz.
A mente está produzindo um imenso número de coisas para destruir essa separação, mas ela não consegue. Ela tenta pela arte, pela música, pela dança, por representações artísticas, através de obras de arte, de relações com pessoas, relações afetivas, sentimentais, amorosas… A mente está tentando, de diversas formas, quebrar essa condição de dualidade, essa condição de separação, entre você e a Realidade, entre você e a Consciência, entre você e Deus.
Mas isso não tem funcionado e jamais irá funcionar, porque não existe essa separação. A mente produziu essa ilusória separação e está tentando destruí-la com seus mecanismos, em uma viagem pelo mundo das experiências, das sensações, inclusive psicodélicas, como acontece com o uso das drogas. No entanto, tudo continua, a separação continua, a dualidade permanece: “eu e Deus”, “eu e a vida”, “eu e o outro”, “eu e o mundo”.
Você precisa deixar as distrações externas e se abismar no seu mundo interno, então vai descobrir que não há separação. Nossa Real Natureza é a Natureza Divina, e essa é a única “Coisa”. Vou repetir: essa é a única “Coisa”! Ela é sem forma, sem nome, sem corpo, está fora do tempo, tem um brilho próprio, é imutável, não é dependente de nada e a morte não pode tocá-La. Aquilo que você é não pode ser tocado pela morte, mas se você se identifica com o corpo e se vê como uma entidade presente nessa experiência ligada a ele, que é a experiência comum, você vai ter medo.
Aquilo que você é não pode ser tocado. Nossa Real Natureza é a Natureza de Deus. Realize Deus e coloque um ponto final nisso! Sabe quando você vem escrevendo uma carta e aí coloca um ponto final? Acabou! Você não precisa realizar nenhuma dessas coisas que a sua mente está buscando. Deus é a perfeita e absoluta Felicidade! A melhor notícia aqui é saber que Isso não está do lado de fora. Mas essa melhor notícia é também muito radical, porque ela vai colocar você na contramão da experiência humana comum, já que todos estão buscando Isso do lado de fora.
Então, você está fazendo o que está fazendo, buscando o que está buscando, se envolvendo com o que está se envolvendo, dando uma volta enorme, para depois ter que voltar para casa. Você vai a Orlando para ver o Mickey Mouse e, depois que você encontra aquele orelhudo, você tem que voltar para casa. As pessoas vão aos maiores espetáculos, a uma representação teatral, de dança, de música, elas vibram com aquilo, mas, quando tudo acaba, elas são as mesmas. Naquele momento há um esquecimento temporário de toda a confusão que a mente tem produzido dentro de suas cabeças, diante de um espetáculo tão grandioso. Mas é só um espetáculo, algo que lhes dá uma experiência incomum por cerca de uma hora e meia. Depois, aquelas pessoas têm que voltar para casa e tudo volta a ser como sempre foi.
A única coisa que importa é encontrar Isso “dentro de casa”. Apenas a Paz, o Amor e a Alegria de Deus são a Real Felicidade!