Compreensão não é entendimento

Satsang é uma coisa muito diferente de uma escola. Aqui não é para se alcançar entendimento – “Ah, eu entendi o que ele disse”. Não é isso! Aqui você é alcançado pela Compreensão.

Quando algo é dito aqui e toca você no nível da Compreensão, isso já é seu. Então, não precisa anotar isso, porque já é seu. Se você escrever e só entender, você vai esquecer e não vai colocar isso em evidência na hora da prática. Aprendizado intelectual não serve para nada!

Você precisa aprender a estar aqui. Satsang comunica esse Poder de Compreensão num nível que o atinge de uma forma tal que, ao se deparar com uma situação, tudo fica muito claro. Você mesmo estranha por não reagir como antes.

Sabedoria é Despertamento, não é entendimento. Quando você percebe Aquilo que Você é, o conflito termina. Uma vez que essa Consciência vai se assentando aí, tudo o que é ilusório dessa falsa identidade, todas essas fixações da mente egoica vão desabando, caindo, desaparecendo, de uma forma bem natural, porque a Compreensão tem o poder de quebrar isso, esses padrões antigos de crenças, essas motivações baseadas em histórias que o pensamento tem construído.

Por exemplo, eu vejo as pessoas de algumas religiões falando que a morte não existe e outras, ligadas a religiões diversas, tentando consultar os que já morreram, lembrando que eles estão no céu. Existe um medo muito grande da morte, apesar de todo mundo dizer que a morte não existe. Isso é baseado em quê? Em crenças. As pessoas têm crenças sobre a morte, dizem que ela não existe, mas, no fundo, está todo mundo com medo, tentando se consolar, confortarem-se uns aos outros. Isso porque são só crenças, não há Compreensão; isso não as atingiu num nível de pura Consciência.

Aqui é Despertar, ir além da limitação do pensamento, de todos os aspectos que o pensamento tem: filosófico, espiritualista, religioso, etc. Toda sua educação, até hoje, foi para viver com base em crenças e não com base em Inteligência, em Consciência, na Visão Real Daquilo que Você é, que é a Visão da Verdade, a Visão Divina. E, aqui, a proposta é essa: assumir essa Visão da Verdade Divina que Você é, e não viver mais em crenças, ideologias, conceitos; é descobrir a Verdade sobre Si mesmo e ir além dessas “abobrinhas” todas que andam criando por aí, desses conflitos que o ser humano tem vivido.

Na verdade, a Vida é extremamente generosa. Os aspectos das aparentes limitações que a gente vê acontecendo à nossa volta são parte do grande jogo Cósmico, do grande jogo de Deus, e isso é assim porque é assim. Olhar para isso sem conflito, sem sofrimento, tendo uma visão clara de que está tudo certo, no lugar, não tem preço. Despertar é ter essa Visão da vida, é viver nessa Compreensão clara de que a vida é isso, deixando toda a imaginação.

Se conseguir dar uma resposta apropriada a cada situação de uma forma Inteligente, como só essa Consciência é capaz de dar, você viverá sem conflito, sem sofrimento, e é claro que, se você está sem sofrimento dentro de si, não vai provocar sofrimento no mundo à sua volta, muito pelo contrário: você será, para aqueles que estão à sua volta, um modelo de serenidade, equilíbrio e bom senso.

07 de abril de 2021
Encontro online